About the Journal

Confluências | Interdisciplinary Review of Sociology and Law publishes original research articles (in Portuguese, English and Spanish), translations and review essays that contribute to the understanding of sociolegal processes.  Confluências provides a forum for interdisciplinary sociolegal studies focusing on empirical approches applied to law and theoretical developments about legal institutions, the legal profession, and legal processes. It welcomes contributions from all areas of socio-legal study and social sciences which permits to explore and expand the boundaries of law and legal studies. All articles will be refereed.

Announcements

Current Issue

Vol. 26 No. 2 (2024): Confluências, vol. 26, nº 2
					View Vol. 26 No. 2 (2024): Confluências, vol. 26, nº 2

Com grande satisfação e alegria publicamos o volume 26, número 2, de 2024, da Confluências: Revista Interdisciplinar em Sociologia e Direito!

Seguindo a tradição das edições anteriores, nesta contamos com a entrevista com a Professora de Direito Constitucional Mónica Arenas Ramiro, da Universidade de Alcalá, Espanha. A entrevistada, Delegada de Proteção de Dados da Universidade de Alcalá (UAH), dialoga com Eder Fernandes Monica (Eder van Pelt) e Hilbert Reis sobre suas pesquisas e preocupações sobre a proteção de dados (e da própria dignidade humana) e os riscos dos avanços tecnológicos e científicos na sociedade digital.

Outra contribuição de destaque é a de Cleber Alves e de Roberta Piluso que traduziram para o português o paperOutreach legal services to people with complex needs: what works?”, de Suzie Forell e Abigail Gray. Em apertada síntese, neste denso artigo é realizada uma revisão sistemática de pesquisas disponíveis sobre busca ativa, compreendida como modelo de prestação de serviços jurídicos, direcionada a pessoas hipossuficientes com necessidades complexas.

A resenha desta Edição é sobre a obra de Sarah Lamdan, “The Companies That Control and Monopolize Our Information” (California: Stanford University Press, 2023), elaborada pela professora de Relações Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Letícia Cantarela Matheus.

Na sequência, a seção de artigos inéditos recebidos em fluxo contínuo conta com temáticas contemporâneas, abordadas em perspectiva crítica, inter e multidisciplinar, como própria da tônica da Confluências.

Neste volume, Carlos Eduardo Famadas e Fabianne Manhães discorrem, em perspectiva do direito comparado, como a Colômbia pode contribuir para o debate sobre o direito indigenista no Brasil. Kawana Campos e Marusa Silva debruçam-se sobre as migrantes paraguaias mães de brasileiros e o acesso aos direitos sociais no município de Assis Chateaubriand, no Paraná. O artigo intitulado “O papel do acordo de Escazú para uma nova agenda urbana” é de autoria de Filipe de Souza e Francisco Canella. João Pedro Seefeldt, Luiz Henrique Santos e Otávio Nunes contribuem com o paper “O bloqueio judicial de aplicações de internet no Brasil e o direito à informação na sociedade em rede”. Já Rafael Godoi tece observações exploratórias sobre a atuação de defensores públicos em processos de execução penal. Por seu turno, Cláudia Ferreira, Alessandra Chacham, Simone Nunes e Renata Batista analisam a representatividade de gênero e raça na política brasileira no período de 2014 a 2022. A temática candidaturas e mandatos coletivos é abordada por Daniele Pereira e Diogo Rech, a partir de judicializações e de casos do PSOL no Paraná entre 2018 e 2020. E, por fim, fechando com chave de ouro esta edição da Confluências, Arleson Lopes e Oriana Almeida, a partir da perspectiva de Bourdieu, discorrem sobre a estruturação do campo científico brasileiro.

Esperamos que gostem!

Carolina Pereira Lins Mesquita e Equipe Editorial

Published: 2024-11-27

Artigos

Tradução

View All Issues