O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS DESAFIOS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
No último ano as práticas corporais individuais e coletivas foram modificadas abruptamente devido à crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19. O fechamento das escolas e a transição das aulas presenciais para o modo de ensino remoto ampliaram repentinamente os desafios para os professores. Neste caminho, o presente trabalho busca, a partir de um relato de experiência de uma professora de educação física que atua em turmas do ensino fundamental da rede municipal de Maricá, identificar alguns dos desafios vivenciados com e no ensino remoto emergencial. O relato de práticas pedagógicas produzidas em meio ao contexto de ensino remoto é o cenário inicial para reflexões acerca da transposição didática necessária para que, o conteúdo escolar, formal, possa ser apropriado e entendido pelos alunos; para refletir sobre os desafios em relação ao uso e domínio dos recursos tecnológicos e digitais, exigindo que professores busquem formações continuadas e espaços de troca com seus pares, flexibilizando e experimentando diferentes recursos pedagógicos e digitais que são parte do desafio de manutenção do ensino dentro das dificuldades da realidade da escola pública brasileira.
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