A FILOSOFIA DA PRÁXIS ENQUANTO PERSPECTIVA FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autori

  • Barbara White

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44303

Abstract

Resumo

O texto tem como proposta apresentar a influência de Marx no pensamento de Antonio Gramsci a partir da relação da Filosofia da Práxis com a Educação diante da reintrodução do Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Dessa forma, o presente estudo se propõe problematizar a finalidade do Art. 36 da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, que atribui à Filosofia o exercício da cidadania, ressaltando uma perspectiva política para o Ensino de Filosofia. A partir de Marx e, por conseguinte, dos desdobramentos apresentados por Antonio Gramsci vislumbramos a necessidade de intervenção dos filósofos no mundo, e não apenas o desenvolvimento de teorias distantes da realidade concreta dos grupos sociais subalternizados e simples.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Lei de Diretrizes e Bases; Antonio Gramsci.

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Biografia autore

Barbara White

Graduada em Pedagogia pela UFF em 2010. Mestre em Educação pela UERJ em 2013. Doutoranda em Educação pela UFF. Integrante do NUFIPE/UFF /www.nufipe.org

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Pubblicato

2020-07-28

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