Por uma formação queer-geográfica

posicionamentos discentes do curso de Geografia da UEMS/CG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i17.52990

Palavras-chave:

Geografia Queer, Gênero, Sexualidade, Formação acadêmica

Resumo

O presente texto é fruto de um trabalho de conclusão de curso do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/CG), executado em 2021 e que teve como objetivo discutir as potencialidades e propor alianças entre a Geografia e as teorias queer, em específico as temáticas gênero e sexualidade, no que tange a formação de professores/pesquisadores em Geografia. A pesquisa, de caráter qualitativo-exploratório, contou com a participação de 20 discentes das turmas do 3º e 4º anos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da UEMS/CG. Dentre os resultados, observou-se que as/os estudantes do curso de Bacharelado apresentam dificuldades em apontar disciplinas que possam incorporar as temáticas queer, enquanto que as/os estudantes do curso de Licenciatura, valorizam mais as disciplinas pedagógicas do núcleo específico de formação. A vista disso, um currículo que se fundamente numa Geografia Queer, pode vir a contribuir positivamente na construção de um fazer e saber geográfico plural.

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Biografia do Autor

Victor Dantas Siqueira Pequeno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados-MS, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Ana Paula Camilo Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados-MS, Brasil

Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente). Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é docente do curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na Unidade Universitária de Campo Grande. Tem experiência na área de Geografia Humana, com pesquisas sobre transporte aéreo. É integrante do Grupo de Pesquisa Metropolização, regionalização e reestruturação econômica (PUC-Rio), do Grupo de Pesquisa Metamorfoses Metropolitanas e Regionais do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (Lergeo/USP) e do Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (Gefrontter/UEMS) e pesquisadora colaboradora do Observatório das Metrópoles - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2022-07-31

Como Citar

PEQUENO, V. D. S.; PEREIRA, A. P. C. Por uma formação queer-geográfica: posicionamentos discentes do curso de Geografia da UEMS/CG. Ensaios de Geografia, v. 8, n. 17, p. 158-178, 31 jul. 2022.