O QUE É MÉTODO CIENTÍFICO NA QUÍMICA DO COTIDIANO THE SCIENTIFIC METHOD IN DAY-TO-DAY CHEMISTRY
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i3.a21125Resumo
Neste artigo apresentamos a análise das argumentações que sustentam a noção de método científico na Coleção Química na abordagem do cotidiano, de Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto, Editora Moderna. O objetivo foi verificar quais são as argumentações dos autores quando explicam aos professores e aos alunos a ciência química aplicada ao cotidiano. O critério para a escolha dessa Coleção foi a sua indicação pelo Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio - PNLEM – de 2008 e sua proposta de ensinar/aprender a química pela abordagem do cotidiano. Nosso referencial teórico para o exame das argumentações foram os estudos de Breton, Lakoff e Jhonson, Perelman, Reboul e Chalmers. Os resultados indicam três problemas naabordagem do cotidiano realizada nessa Coleção: a) um, de dimensão epistemológica, que é a crença dos autores em que o conhecimento está fora do homem. Trata-se do postulado sustentado pela hipótese empirista de conhecimento: a de que se apreende apenas pela experiência, sem a necessidade da elaboração de hipóteses, de problemas de pesquisa, de metodologias diversas; b) um problema metodológico, decorrente do epistemológico, que é admitir apenas a OBSERVAÇÃO como instrumento para elaborar as teorias; c) e, por último, um problema pedagógico, decorrente dos anteriores, que é o de confundir o real do cotidiano do cientista (no seu laboratório pesando, medindo, fazendo experimentações, elaborando hipóteses) com as ilustrações dos livros didáticos e o real do cotidiano do aluno. Estes três níveis se entrelaçam e definem a metáfora OBSERVAÇÃO como condutora da produção da ciência, como fundamento de todos os métodos científicos e como exigência para o ensino e a aprendizagem.
Palavras-chave: ensino de química; livros didáticos de química; química do cotidiano
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.