A EDUCAÇÃO PARA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES E PESQUISADORES

Autores

  • Alessandra Daniela Buffon Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21247

Resumo

A pesquisa tem como ponto central compreender o grau de importância que os professores atribuem ao Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental, assim como, entender os saberes docentes necessários que permitem o enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar / acadêmico. Desse modo, estabelecem-se como problemas, inquietudes como: “Qual a importância da Astronomia no Ensino?” e “O que é necessário fazer para ampliar a Astronomia na sala de aula?”. Para responder esses questionamentos, os interlocutores da pesquisa são docentes da disciplina de Ciências (Brasil) / Físico-química (Portugal) e pesquisadores da área de formação de professores do Ensino de Astronomia do Brasil e de Portugal. A metodologia utilizada para coleta e análise de dados rege os princípios fenomenológicos. Como resultado, percebe-se que a importância da Astronomia para o ensino é estabelecida por cinco aspectos: os conteúdos relacionados ao tema; a curiosidade; o gosto do aluno; o interesse pela Ciência; e as questões culturais. Para ampliar a Astronomia em sala de aula, é necessário dar atenção também para cinco apontamentos: os relatos de experiência; o aperfeiçoamento e a formação docente; os recursos didáticos; a ampliação de tempo; e as atividades experimentais e extracurriculares. Conclui-se que, para conquistar um ensino de qualidade para os estudantes, é preciso dar voz aos professores que enfrentam os desafios de introduzir a Astronomia diariamente nas escolas, a fim de oportunizar formações continuadas voltadas às necessidades emergentes dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Daniela Buffon, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM

Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM

Licenciada em Física - IFRS

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

Buffon, A. D., & Neves, M. C. D. (2017). A EDUCAÇÃO PARA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES E PESQUISADORES. Ensino, Saúde E Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21247

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)