COMPARTILHANDO SABERES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ENTRE PROMOTORES DA SAÚDE COMUNITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA VISÃO AMPLIADA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21544Resumo
Neste trabalho descreve-se a experiência individual e coletiva de 12 participantes envolvidos na construção de uma agenda educativa no âmbito de um projeto de pesquisa dedicado à produção compartilhada de conhecimento sobre os determinantes sociais da saúde e ao mútuo envolvimento entre profissionais de saúde, pacientes, educadores e investigadores, em formas ancoradas de produção de conhecimento sobre saúde. Esta agenda foi idealizada a partir do uso e cultivo de temperos naturais na alimentação saudável e produzida a partir de diversos saberes e experiências. A “Agenda 2017 para Promotores da Saúde Comunitária: temperando e semeando ideias” foi elaborada, confeccionada e entregue a cada um dos 12 participantes. Elaborou-se um roteiro de entrevista que contemplou a opinião dos participantes nesta atividade sobre a apresentação da agenda, o significado para cada um quanto à participação, e a auto percepção como multiplicador do conhecimento produzido nas suas comunidades. Utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo por resgatar e apresentar as representações sociais obtidas a partir de pesquisas empíricas. Observou-se que o acesso a espaços de conhecimento científico e o envolvimento dos participantes nas atividades contribuiu para a melhoria da sua qualidade de vida. A responsabilidade dos participantes do grupo é partilhar conhecimentos e experiências com a sua comunidade, usando a agenda para exercer o papel de promotores da saúde comunitária. Esta experiência permite-nos, no seio da Promoção da Saúde, pesquisar novas formas de ação capazes de contribuir para a melhoria da alimentação, saúde e das condições de bem-estar e cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.