Processo de Construção e Elaboração de Vídeos Educativos sobre Meditação Adaptada da Mente Plena (Mindfulness) para a Comunidade como Estratégia para o Enfrentamento da Pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a57157

Palavras-chave:

meditação, mente plena, práticas integrativas, promoção da saúde, vídeo educativo

Resumo

Durante dois anos vivemos momentos traumáticos por conta da pandemia da COVID-19 e diversos sintomas psicoemocionais, como a ansiedade, o estresse e a depressão, intensificaram-se durante esse período, especialmente por conta do isolamento social estabelecido pelas autoridades maiores para o controle e a prevenção da doença. No entanto, buscar formas de intervenção para ajudar no declínio desses casos foi um grande desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS), e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram uma excelente estratégia de promoção e educação em saúde para amenizar esses sintomas. Logo, este artigo tem por objetivo descrever todo o planejamento operacional para a elaboração dos vídeos educativos sobre a meditação adaptada da mente plena (mindfulness) como prática educativa na melhoria da qualidade de vida e saúde dos líderes comunitários (LC), parceiros do projeto Plataforma de Saberes (PPS), e seus pares, durante o período da pandemia do novo coronavírus.

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Biografia do Autor

Tiago Rosa Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Professor de Oratória, coordenador e professor da Especialização em Voz da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Ana Cristina da Costa Martins, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Coordenadora do curso de graduação do Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do curso de pós-graduação em Otorrinolaringologia (PUC-Rio) e Chefe de disciplina e professora de Otorrinolaringologia da Faculdade Estácio de Sá.

Claudia Teresa Vieira de Souza, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pós-Doutorado em Estudos sobre Ciência e Sociedade pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Pesquisa Clínica em Epidemiologia e Tecnologias Inovadoras em Saúde. Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

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Publicado

— Atualizado em 2023-10-23

Como Citar

Pereira, T. R., Martins, A. C. da C. ., & Souza, C. T. V. de. (2023). Processo de Construção e Elaboração de Vídeos Educativos sobre Meditação Adaptada da Mente Plena (Mindfulness) para a Comunidade como Estratégia para o Enfrentamento da Pandemia da COVID-19. Ensino, Saúde E Ambiente, 16, Publicado em 23/10/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a57157

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