A relação Meio Ambiente e Saúde através das concepções de estudantes e professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48485

Palabras clave:

ambiente e saúde, anos finais, saúde e ambiente, ensino fundamental, saúde ambiental

Resumen

Após a nova definição de saúde elaborada pela Organização Mundial da Saúde, que definiu a mesma como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade, diversos eventos internacionais e nacionais científicos foram promovidos visando a qualidade de vida, onde elementos como o meio ambiente e seu reflexo socioambiental foram contemplados como fatores condicionantes da saúde. No Brasil, documentos orientadores e normativos educacionais incorporaram os temas meio ambiente e saúde como fundamentais no processo de ensino, onde os mesmos devem ser contextualizados e abordados de forma transversal. Sendo assim, o presente estudo buscou diagnosticar o conhecimento de estudantes concluintes do Ensino Fundamental, bem como de professores sobre a relação “Meio ambiente e Saúde”, em quatro escolas municipais de Alegrete/RS, selecionadas aleatoriamente, que, no entanto, se localizassem em contextos socioambientais distintos. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários semiestruturados, adaptados ao método de pesquisa de survey, onde para as respostas abertas-dissertativas foi realizada a análise de conteúdo. A metodologia utilizada oportunizou evidenciar possíveis potencialidades e fragilidades em relação à articulação da temática “Meio ambiente e Saúde” decorrentes de seus contextos distintos, assim como, revelar o entendimento dos docentes, considerando sua transversalidade. A partir dos resultados observados, podemos concluir que o ensino de meio ambiente e saúde ocorre, entretanto, de forma fragmentada e limitada, onde determinados aspectos são privilegiados devido a confusão de concepções observadas sobre a temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio da Mota Machado Filho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA; Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFAR; Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia (lato sensu); Especialista em Geografia Ambiental (lato sensu). Atualmente é Professor de Ciências e Biologia na rede Estadual de Ensino do RS.

Maurício Cendón do Nascimento Ávila, Universidade Federal do Pampa campus Uruguaiana

Biólogo - PUC-RS

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Unipampa

Pesquisador no grupo de pesquisas COMCIÊNCIA - Unipampa

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa campus Uruguaiana

Natural do Estado do Rio de Janeiro, reside atualmente na Cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Estudante do último semestre do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Em 2020 foi bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico e produção científica. Desenvolveu em 2021 o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Atuou como estagiário no Projeto Iniciação à Ciência do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Alegrete, que visou enriquecer o Ensino de Química para a Educação Básica, fomentando a inovação e letramento químico; subsidiando professores da rede pública de ensino. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA. Participou do Programa de Apoio social e Pedagógico da Unipampa como bolsita monitor do Núcleo de Desenvolvimento Educacional da Unipampa, Campus Uruguaiana (Edital 219/2021) sob orientação e supervisão da Mestra e Assistente Social Naiane Soares Druzian. Desenvolveu estágios na ACUPAMA e no NUDE da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

Citas

ALENCAR, Mariléia Muniz Mendes. Reciclagem de lixo numa escola pública do município de Salvador. Revista Virtual, v. 1, n. 2, p. 96-113, 2005.

ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é saúde? Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

ALMEIDA FILHO, Naomar de. Uma breve história da epidemiologia. In: ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Medsi, 1999, p. 6.

AMORIM, Leiliane et al. Saúde ambiental nas cidades. In: Iª CONFERÊNCIA NACIONAL. 2009. p. 30. Disponível em: file:///C:/Users/X/Downloads/749-Texto%20do%20Artigo-4740-1-10-20160504.pdf Acesso em: 29 out. 2021.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Problemas de saúde relacionados à exposição por agrotóxicos. Brasília: Anvisa, 2003

AZEVEDO, Cleide Jussara Cardoso de. Concepção e prática da população em relação ao lixo domiciliar na área central da cidade de Uruguaiana-RS. Uruguaiana, PUCRS-Campus II, 1996. Monografia de pós-graduação. Educação ambiental.

BARBI, Juliana Silva Pedro; NETO, Jorge Megid. A Saúde nos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise de documentos de referência. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS–XI ENPEC, 3., 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.

BONATTO, Andréia et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: IX ANPED SUL, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/331050-Interdisciplinaridade-no-ambiente-escolar.html Acesso em 25 nov. 2021.

BRASIL. Lei 9795, de 27.04.99. Dispõe sobre a educação, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARRAPATO, Pedro; CORREIA, Pedro; GARCIA, Bruno. Determinante da saúde no Brasil: a procura da equidade na saúde. Saúde e Sociedade, v. 26, p. 676-689, 2017. https://doi.org/10.1590/S0104-12902017170304

CASTIEL, Luis David; DARDET, Carlos Alvarez. A saúde persecutória: os limites da responsabilidade. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007.

DE LIMA, Elaine Carvalho; DE OLIVEIRA NETO, Calisto Rocha. Revolução Industrial: considerações sobre o pioneirismo industrial inglês. Revista Espaço Acadêmico, v. 17, n. 194, p. 102-113, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32912 Acesso em 25 nov. 2021.

DE SENA, Dianne Cristina Souza et al. A BNCC em discussão na formação continuada de professores de Educação Física: um relato de experiência–Natal/RN. Motrivivência, v. 28, n. 49, p. 227-241, 2016. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p227

DEMAJOROVIC, Jacques; LIMA, Márcia. Cadeia de reciclagem: um olhar para os catadores. São Paulo: Editora Senac, 2013.

DUTRA, Rodrigo Marciel Soares; DE SOUZA, Murilo Mendonça Oliveira. Impactos negativos do uso de agrotóxicos à saúde humana. Hygeia-Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 13, n. 24, p. 127-140, 2017. https://doi.org/10.14393/Hygeia1334540

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

FELIX, Rozeli Aparecida Zanon. Coleta seletiva em ambiente escolar. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, p. 56-71, 2007. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3321

FRANCO NETTO, Guilherme et al. Impactos socioambientais na situação de saúde da população brasileira: estudo de indicadores relacionados ao saneamento ambiental inadequado. Tempus - Actas de Saúde Coletiva, v. 4, n. 4, p.53-71, 2009. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25569 Acesso em 25 nov. 2021.

FRANCO, Jussara Botelho; VAZ, Marta Regina Cezar. Aprendendo a ensinar a partir de uma perspectiva socioambiental no contexto da saúde coletiva. Ambiente & Educação, v. 12, n. 1, p. 81-89, 2007. Disponível em Aprendendo a ensinar a partir de uma perspectiva socioambiental no contexto da saúde coletiva. Ambiente & Educação, v. 12, n. 1, p. 81-89, 2007. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/805 Acesso em 25 nov. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª.ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GONÇALVES, Fernanda Denardin et al. A promoção da saúde na educação infantil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, n. 24, p. 181-192, 2008. https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000100014

KRIEGER, Nancy. Theories for social epidemiology in the 21st century: an ecosocial perspective. International journal of epidemiology, v. 30, n. 4, p. 668-677, 2001. https://doi.org/10.1093/ije/30.4.668

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.

LEVINS, Richard; LOPEZ, Cynthia. Toward an ecosocial view of health. International Journal of Health Services, v. 29, n. 2, p. 261-293, 1999. https://doi.org/10.2190/wlvk-d0rr-kvbv-a1dh

MARTINS, Lourdes Conceição at al. Relação entre poluição atmosférica e atendimentos por infecção de vias aéreas superiores no município de São Paulo: avaliação do rodízio de veículos. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 4, p. 220-229, 2001. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2001000300008

MONTEIRO, Paulo Henrique Nico; BIZZO, Nelio. A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. História, Ciências, Saúde, v. 22, n. 2, p. 411-428, 2015. https://doi.org/10.1590/S0104-59702014005000028

MONTEIRO, Paulo Henrique Nico; BIZZO, Nelio. Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 151, p. 132-154, 2014. https://doi.org/10.1590/198053142746

NICOLUSSI, Francine Heloisa et al. Poluição do ar e doenças respiratórias alérgicas em escolares. Revista de Saúde Pública, v. 48, p. 326-330, 2014. https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004940

NUNES, Everardo Duarte. Saúde coletiva: uma história recente de um passado remoto. In: Tratado de saúde coletiva. 2006. p. 295-315.

OLIVEIRA, Daniela Gonçalves Félix de et al. Determinantes do estado de saúde dos Portugueses. 2010. 114 f. Tese (Doutorado em Estatística e Gestão de Informação) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2010. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/3423/1/TEGI0251.pdf. Acesso em: 18 dez 2020.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Comission Santé et Environnement. Notre planète, notre santé. Génève: OMS, 1992.

PENTEADO, Heloísa D. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2012.

PINHÃO, Francine; MARTINS, Isabel. Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 819-836, 2012. https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000400006

PINSONNEAULT, Alain; KRAEMER, Kenneth. Survey research methodology in management information systems: an assessment. Journal of management information systems, v. 10, n. 2, p. 75-105, 1993. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40398056 Acesso em 25 nov. 2021.

PORTO, Marcelo Firpo; MARTINEZ-ALIER, Joan. Ecologia Política, economia ecológica e saúde coletiva: interfaces para a sustentabilidade do desenvolvimento e para promoção de saúde. Cad. Saúde Pública, Sup. 4, p. S503-S512, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007001600011

RIBEIRO, Helena; BESEN, Gina Rizpah. Panorama da coleta seletiva no Brasil: desafios e perspectivas a partir de três estudos de caso. InterfacEHS, v. 2, n. 4, 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4533249/mod_resource/content/2/%28Leitura%20Complementar%29%20-%20Aula%207%20-%20Panorama%20da%20coleta%20seletiva%20no%20Brasil%20-%20Desafios%20e%20perspectivas%20a%20partir%20de%20tres%20estudos%20de%20caso.pdf Acesso em 25 nov. 2021.

RIBEIRO, Júlia Werneck; ROOKE, Juliana Maria Scoralick. Saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública. 2010. 36 f. Monografia (Especialização em Análise Ambiental) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2010. Disponível em: https://www.ufjf.br/analiseambiental/files/2009/11/TCC-SaneamentoeSa%C3%BAde.pdf

Acesso em 25 nov. 2021.

RIGOTTO, Raquel Maria. Saúde Ambiental & Saúde dos Trabalhadores: uma aproximação promissora entre o Verde e o Vermelho. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 6, n. 4, p. 388-404, 2003. https://doi.org/10.1590/S1415-790X2003000400013

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. União dos Dirigentes Municipais de Educação. Referencial Curricular Gaúcho: Educação Infantil. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, 2018.

SANTANA, Paula et al. Avaliação da qualidade ambiental dos espaços verdes urbanos no bem-estar e na saúde. In: SANTANA, Paula (Ed.). A Cidade e a Saúde. Coimbra: Edições Almedina, 2007, p. 219-46.

SOUSA, Marta Caires de; ESPERIDIÃO, Monique Azevedo; MEDINA, Maria Guadalupe. A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 1781-1790, 2017. https://doi.org/10.1590/1413-81232017226.24262016

STRAND, Roger. The role of risk assessments in the governance of genetically modified organisms in agriculture. Journal of Hazardous Materials, v. 86, n. 1-3, p. 187-204, 2001. https://doi.org/10.1016/s0304-3894(01)00258-8.

TEIXEIRA, Lucas André; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A educação ambiental e a formação de professores: pensando a inserção da educação ambiental na escola pública. In: VII EPEA – Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2013, Rio Claro. Anais, 2013. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2013_anais/pdfs/plenary/0107-1.pdf Acesso em: 29 out. 2021.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007, p. 177-221.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental e paradigmas de interpretação da realidade: tendências reveladas. In: I EPEA – Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2001, Botucatu. Anais... Botucatu: UNESP, 2001. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2001_anais/pdfs/plenary/tr43.pdf. Acesso em: 15 dez 2020.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2008.

VIEIRA, Ana Carolina Pires; DE OLIVEIRA, Silmara Sartoreto. Educação Ambiental e Saúde Pública: uma análise crítica da literatura. Ambiente & Educação, v. 16, n. 1, p. 37-44, 2011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1025 Acesso em: 15 dez 2020.

WESTPHAL, Márcia Faria; ZIGLIO, Erio. Políticas públicas e investimentos: a intersetorialidade. In: O município no século XXI: cenários e perspectivas. São Paulo: Fundação Prefeito Faria Lima, 1999. p. 111-21.

WHO. World Health Organization. Preamble to the Constitution of the Word Health Organization as adopted by the International Health Conferece. New York, 1946. Disponível em: http://www.who.int/about/mission/en. Acesso em: 15 dez 2020.

WHO. World Health Organization. Creating healthy cities in the 21 st century. Geneva: WHO, 1996.

##submission.downloads##

Publicado

2023-04-28

Cómo citar

Machado Filho, M. da M., Ávila, M. C. do N., Cunha, F. I. J., & Pessano, E. F. C. (2023). A relação Meio Ambiente e Saúde através das concepções de estudantes e professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental . Enseñanza, Salud Y Ambiente, 15(3), 423-462. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48485

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a