Mediação em Museus e Centros de Ciências: contribuições para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a48815

Palavras-chave:

mediadores, formação docente, museus e centros de ciências, prática de mediação

Resumo

Este artigo faz parte de da pesquisa de mestrado “Museus, Centros de Ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida”.  Nos ativemos à temática por compreendê-la como um importante ponto de contribuição à formação dos licenciandos que estão em período de estágio profissional, permitindo, assim, que ampliem suas visões no que diz respeito à divulgação científica. Tendo por base essa questão, buscamos compreender as diferenças e aproximações que emergem dessa formação. A dinâmica da divulgação científica e a popularização da ciência para a formação de professores são pontos que apresentam diferenças entre si, mas que se aproximam nas etapas de realização. Para compreender melhor esse cenário, realizamos uma revisão bibliográfica acerca dos temas e, a partir daí, buscamos interconectá-los. A indagação que motivou a pesquisa foi como e quais são as contribuições da prática de mediação em Museus e Centros de Ciências que fortalecem a formação inicial dos professores no processo de mediação. Observamos que há uma considerável produção teórica acerca da importância dessa prática. O pressuposto da pesquisa foi confirmado. Constatamos que as contribuições obtidas pelos mediadores durante a formação inicial estão relacionadas à aquisição de experiência profissional e ao conhecimento que melhor os qualifica como futuros docentes. Assim, destacamos como positivas as contribuições da mediação em Museus e Centros de Ciência para a prática docente na aquisição de experiência e conhecimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Fernandes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Mestra e Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Atualmente é tutora da Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ pela UFRJ no curso de Ciências Biológicas, professora de Biologia na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e no Pré-Vestibular Comunitário Paulo Freire. Participou da elaboração da proposta, coleta e análise de dados, redação científica, revisão e edição final.

Maylta Brandão dos Anjos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora e mestre em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ, professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica/IFRJ.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 110p.

ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 11-42, jul./dez.1996. https://doi.org/10.1590/S0102-25551996000200002

BONATTO, Maria Paula de Oliveira; SEIBEL, Maria Iloni, MENDES, Isabel Aparecida. Ação mediada em museus de ciências: O caso do Museu da Vida. . In: MASSARANI, Luiza; MERZAGORA, Matteo; RODARI, Paola. (Orgs.). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 48-55.

CARVALHO, Cristina; LIMA, Isabel Van Der Ley. Formação inicial de professores no diálogo com espaços não formais de educação: os museus como espaço para a formação. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan; LÓPEZ, José Manuel Touriñán. (Orgs.). Educação não formal e museus: aspectos históricos, tendências e perspectivas. São Paulo: Edições Hipótese, 2017. p. 5-13.

CAZELLI, Sibele; QUEIROZ , Glória; ALVES, Fátima; FALCÃO, Douglas; VALENTE Maria Esther; GOUVÊA, Guaracira e COLINVAUX, Dominique. Tendências Pedagógicas das exposições de um museu de ciência. In: GUIMARÃES, V. F.; SILVA, G. A. da (Orgs.). Implantação de museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: UFRJ, Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Educação em Ciência, 2002. p. 208-218.

GOMES, Isabel; CAZELLI, Sibele. Formação de mediadores em museus de ciência: diálogos entre a educação formal e não formal. Revista Educação Online, n. 16, p. 1-22, mai-ago 2014. https://doi.org/10.36556/eol.v0i16.99

GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: Museu de Arte e Escola: Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. 2000. 148f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. Bárbaros, escravos e civilizados: o público dos museus no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, n. 31, p.185-205, 2005. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39267 Acesso em: 5 ago. 2022

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. A análise da parceria museu-escola como experiência social e espaço de afirmação do sujeito. In: GOUVÊA, Guaracira; MARANDINO, Martha; LEAL, Maria Cristina. (Orgs.). Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Access, 2003. p. 106-128.

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. Analisando a dinâmica da relação museu – educação formal. In: KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda (Org.). Cadernos do Museu da Vida: o formal e o não-formal na dimensão educativa do museu, Rio de Janeiro: Museu da Vida / Museu de astronomia e Ciências Afins, p. 16-25, 2002.

MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos. Ensino de arte: perspectivas com base na prática de ensino. Traços, Belém, v. 3, n. 6, p. 5-12, dez 2000. Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/revistatracos/article/view/845/404 Acesso em: 5 ago. 2022

MANHART, Christian. Mesa-Redonda de Santiago do Chile. In: NASCIMENTO JUNIOR, José do; TRAMPE, Alan, SANTOS, Paula Assunção dos. (Orgs.). Mesa redonda sobre la importancia y el desarrollo de los museos en el mundo contemporáneo: Mesa Redonda de Santiago de Chile, 1972. Brasília: Ibram/MinC; Programa Ibermuseos, 2012. p. 104-105.

MARANDINO, Martha. (Org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: GEENF/USP, 2008a. 36p.

MARANDINO, Martha. Ação educativa, aprendizagem e mediação nas visitas aos museus de ciências. In: MASSARANI, Luisa; ALMEIDA, Carla (Eds.). Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008b. p. 23-29.

MARANDINO, Martha. Formação inicial de professores e os museus de ciências. In: SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. (Orgs.). Formação docente em ciências: memórias e práticas. Niterói: Eduff, 2003. p. 59-76.

MARTINS, Luciana. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico museal por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia. 2011. 390f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

MCMANUS, Paulette. Educação em museus: pesquisas e prática. São Paulo: FEUSP, 2013. 97 p. (Organização de Martha Marandino e Luciana Monaco).

MCMANUS, Paulette. Topics in Museums and Science Education. Studies in Science Education, n. 20, p.157-182, 1992. https://doi.org/10.1080/03057269208560007

MONTEIRO, Silas Borges. Epistemologia da prática: o professor reflexivo e a pesquisa colaborativa. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 128-147.

MORAES, Roque; BERTOLETTI, Jeter Jorge; BERTOLETTI, Ana Clair; ALMEIDA, Lucas Sgorla de. Mediação em museus e centros de ciências: O caso do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. In: MASSARANI, Luiza; MERZAGORA, Matteo; RODARI, Paola. (Orgs.). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 56-67.

MOTTO, Andrea. Aprendizagem entre pares: uma estratégia para o treinamento prático de mediadores. In: MASSARANI, Luisa; ALMEIDA, Carla (Eds.). Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008. p. 125-131.

NASCIMENTO, Silvania Sousa do. O corpo humano em exposição: promover mediações sócio-culturais em um museu de ciências. In: MASSARANI, Luisa; ALMEIDA, Carla (Eds.). Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008. p. 13-21.

OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; FREITAS, Denise de. Contribuições de um centro de ciências para a formação inicial do professor. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 1., 2009, Ponta Grossa, Anais... Ponta Grossa: UTFPR, 2009. p. 693-708.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2012a. p. 15-38.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012b. p. 20-62.

PINTO, Simone; GOUVÊA, Guaracira. Mediação: significações, usos e contextos. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.16, n. 2, p. 53-57, maio-ago 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172014160203

QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Tempos de mediação: a protagonização abrindo caminhos para a emancipação. In: VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele. Educação e Divulgação da Ciência. v.2. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2015. p. 67-84.

QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Parcerias na formação de professores de ciências na educação formal e não-formal. In: KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda (Org.). Cadernos do Museu da Vida: o formal e o não-formal na dimensão educativa do museu, Rio de Janeiro: Museu da Vida / Museu de astronomia e Ciências Afins, p. 80-86, 2002.

QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello; VASCONCELOS, Maria das Mercês; MENEZES, Alessandra; DAMAS, Eduardo; KRAPAS, Sonia. Saberes da mediação na relação museu-escola: professores mediadores reflexivos em museus de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4., 2003, Bauru, SP. Anais... Belo Horizonte, MG: ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

RODARI, Paola; MERZAGORA, Matteo. Mediadores em museus e centros de ciência: Status, papéis e treinamento: Uma visão geral europeia. In: MASSARANI, Luiza; MERZAGORA, Matteo; RODARI, Paola. (Orgs.). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 8-20.

SCHÖN, Donald A. Educando um profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 256p.

SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986. 101p.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 328p.

TARDIF, Maurice. O que é o saber da experiência no ensino?. In: ENS, Romilda Teodora; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; BEHRENS, Marilda Aparecida. (Orgs.). Trabalho do professor e saberes docentes. 2.ed. Curitiba: Champagnat, 2012. p. 27-41.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 317p.

TORAL, Hernan Crespo. Seminário Regional da UNESCO sobre a função educativa dos museus: Rio de Janeiro - 1958. In: ARAÚJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira. (Orgs.). A memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. [s. l.] Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), 1995, p. 8 - 10.

VALENTE, Maria Esther. A conquista do caráter público do Museu. In: GOUVÊA, Guaracira; MARANDINO, Martha; LEAL, Maria Cristina. (Orgs.). Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Access, 2003. p. 21-45.

VARINE, Hugues de. A respeito da Mesa-Redonda de Santiago. In: ARAÚJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira. (Orgs.). A memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. [s. l.] Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), 1995, p. 17 - 19.

Downloads

Publicado

2023-08-24

Como Citar

Fernandes de Oliveira, A., & Anjos, M. B. dos. (2023). Mediação em Museus e Centros de Ciências: contribuições para a formação docente . Ensino, Saude E Ambiente, 16, Publicado em 24/08/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a48815

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)