Carta das editoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52563

Palavras-chave:

Editorial, Carta das editoras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Antirracista. Integra o Coletivo de Professoras/es Negras/os, Ativistas e Militantes Antirracistas da UFF (ENUFF) e o Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (CDINN).

Maria Bernadete Pinto dos Santos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui graduação em Bacharelado em Quimica pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1981) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997).Em 1999, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Oklahoma (EUA). Em 2001, coordenou o Acordo de Cooperação, celebrado entre a Universidade Federal Fluminense e a Universidade de Oklahoma. Foi chefe do departamento de Físico-Química nos períodos de 2002 a 2004 e 2004 a 2006. Atualmente é professor titular aposentada do Departamento de Físico-Química da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência em ensino de química, educação ambiental, gases do efeito estufa, adsorção sobre sólidos e metodologias de análises de hidrocarbonetos de petróleo. Coordenou a Comissão que elaborou a proposta (APCN) para criação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza. Foi coordenadora da Proposta, submetida à CAPES, para criação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência da Natureza de 2012 até 04 de abril de 2020. É pesquisadora no grupo de pesquisa cadastrado no CNPq denominado Psicologia Histórico Social e Ensino de Ciências. Ministrou cursos para professores do Ensino Médio no Institutos de Química em projetos de extensão de formação continuada de professores. Foi vice-coordenadora do projeto Adequação de Infraestrutura de Laboratórios para Quantificação de Hidrocarbonetos em Amostras de Sedimentos Marinhos Coletados pela Técnica de Piston Core?, financiado pela Agência Nacional de Petróleo-ANP. Foi pesquisadora do projeto P & D, Otimização de metodologias para extração e análises de hidrocarbonetos de petróleo?, financiado pela Agência Nacional de Petróleo-ANP. Participa como pesquisadora de vários projetos de pesquisa em ensino de Ciências. 

Maylta Brandão dos Anjos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas educacionais, formação de professores e educação inclusiva. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica; Ensino de Ciências, Divulgação Científica e Promoção de Saúde.

Rose Mary Latini, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui doutorado (1998) e mestrado (1989) em Geociências-Geoquímica Ambiental, é Licenciada em Química (1987) e possui graduação em Química Industrial (1983). Todos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense. É professora do Departamento de Físico-Química/UFF e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/ UFF, estando ligada à linha de pesquisa Ensino de Química. Na Universidade Federal Fluminense desenvolve pesquisas na área de Arqueometria e Ensino de Química. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente e avaliadora em outros periódicos da área de ensino. Lidera, com a Profa. Luiza Rodrigues de Oliveira, o Grupo de Pesquisa Abordagem Histórico Cultural e as Práticas Sociais, cadastrado no Diretório de Grupos/CNPq. Em sua produção os temas principais são Arqueometria, Ensino de Ciências, Química e Ambiente e Educação para o Ambiente. 

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Oliveira, L. R. de, Santos, M. B. P. dos, Anjos, M. B. dos, & Latini, R. M. (2021). Carta das editoras. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.). https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a52563

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>