A obra e o legado de Paulo Freire no encontro com o movimento negro:
questionamentos à formação de professoras/es
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52487Palavras-chave:
racismo, formação de professoras/es, movimento negro, educaçãoResumo
Em pleno período de pandemia e isolamento, o “Black Lives Matter” mostrou ao mundo a força do movimento negro a partir de lutas contra a segurança pública diante do genocídio do povo negro. Esse movimento estadunidense nos fez pensar acerca do movimento negro no Brasil. Tais movimentos ensinam a pensar a necropolítica e a colonialidade, mas também a contracolonização e a luta travada pela educação como prática da liberdade no enfrentamento ao racismo, ao preconceito e à mortalidade imposta pelas políticas de Estado no Brasil. Para tanto, é necessário pensar a formação de professoras/es, pois entendemos a necessidade da desconstrução de um processo de formação estática e da construção da docência como atividade política que se coloca nas suas complexidades, com características específicas, singulares e, por isso, demanda e mobiliza novas perspectivas docentes de engajamento, luta e transformação que há na obra e no legado de Paulo Freire, nos seus escritos e na sua prática uma ampla e segura inspiração. Portanto, refletiremos a formação de professoras/es como caminho fundamental no combate às opressões, às exclusões, às estigmatizações e aos aniquilamentos gerados pela racialização no país. Para tanto, este artigo apresenta as relações entre o movimento negro e a obra de Paulo Freire.
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