Acessibilidade de deficientes auditivos na atenção primária: uma reflexão sociocultural sob o olhar da enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a50725

Palavras-chave:

enfermagem, deficiente auditivo, atenção primária , comunicação

Resumo

Segundo o levantamento realizado pelo IBGE em 2010, no Brasil, há cerca de 2 milhões de pessoas que possuem problemas auditivos severos, e 344,2 mil pessoas são surdas. Portanto objetivou-se com esse estudo promover uma reflexão para avaliar o nível de acessibilidade disponibilizada no atendimento de pessoas com deficiência auditiva na atenção primária à saúde. Optou-se por um estudo com coleta de dados realizada a partir de um levantamento bibliográfico aliado à experiência vivenciada pelos autores na realização de uma revisão sistemática. Com os resultados encontrados a partir da reflexão realizada nos artigos selecionados, pudemos listar quatro pontos em comuns entre eles, na qual se destacam as Políticas Públicas que auxiliam na acessibilidade, são eles: Obstáculos na comunicação entre o profissional e o deficiente auditivo, Políticas públicas que auxiliam na acessibilidade, Desafios históricos e socioculturais encontrados na vivência do deficiente auditivo e Visão da equipe multiprofissional frente ao acolhimento e acessibilidade. Considerando esses aspectos, ficou nítido que o atendimento ao deficiente auditivo possui vários empecilhos sociais e culturais, e que o enfermeiro possui papel fundamental na prevenção e promoção da saúde desse grupo.

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Biografia do Autor

Brenda da Silva França, Universidade de Vassouras

Acadêmica de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil

Victória Ribeiro Teles, Universidade de Vassouras

Acadêmica de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Taís Souza Rabelo, Universidade de Vassouras

Acadêmica de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Paulo Ricardo dos Santos Pinheiro, Universidade de Vassouras

Acadêmico de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluno de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras – Campus Maricá. RJ, Brasil. 

Gabriel Maranduba Littleton Lage, Universidade de Vassouras

Acadêmico de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluno de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil. 

Márcia Cristina Moccellin, Universidade Federal Fluminense/MPES

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS da Universidade Federal Fluminense – MPES/UFF. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense-MPES/Universidade de Vassouras

Psicóloga. Pós-doutorado pela UERJ. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS da Universidade Federal Fluminense - UFF. Líder do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

França, B. da S., Teles, V. R., Rabelo, T. S. ., Pinheiro, P. R. dos S., Lage, G. M. L. ., Moccellin, M. C., & Tavares, M. de M. . (2022). Acessibilidade de deficientes auditivos na atenção primária: uma reflexão sociocultural sob o olhar da enfermagem. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(3), 995-1007. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a50725

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