ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXEMPLO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DE CONCEITOS DA ELETRODINÂMICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21058Abstract
A política educacional brasileira relativa à inclusão tem alcançado o objetivo de garantir o acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais na rederegular de ensino. Porém, não assegura a realização desta de maneira eficaz. Geralmente, os professores demonstram despreparo, formando a principal barreira para uma educação de qualidade para todos. Assim, torna-se necessário o desenvolvimento do fazer e pensar inclusivo dos docentes em formação inicial e continuada, para que a partir de um novo olhar sobre as metodologias e recursos didáticos saibam adequá-los às novas demandas. Nessa perspectiva vem-se produzindo materiais didáticos para o ensino de Física que levam em consideração as percepções multissensoriais. Neste
trabalho apresenta-se uma sequência de sugestão didática para ensino de conceitos eletrodinâmicos, com ênfase na contextualização, aplicabilidade e uso de experimentos,
como forma de facilitar o processo de ensino e viabilizar a aprendizagem de todos para além do contexto escolar.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Ensino de Física, Eletrodinâmica
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