EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE A PROBLEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i2.a21188Abstract
A Educação Ambiental (EA) visa sensibilizar os cidadãos para os problemas ambientais e para a preservação do meio ambiente. Assim, o presente trabalho teve como objetivos elaborar, aplicar e avaliar a eficácia do vídeo intitulado “Educação Ambiental: construindo conhecimentos sobre a problemática dos agrotóxicos” como tecnologia educacional para abordar o consumo indiscriminado dos agrotóxicos e suas consequências ao ser humano e ao meio ambiente. O vídeo foi elaborado através do programa editor de vídeos Windons MovieMaker®, instalado no sistema operacional Windons XP®, e exibido para os alunos do 4º Ano de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos – EJA, procedentes de bairros e fazendas da cidade de Palmeiras de Goiás. Após a exibição do recurso áudio-visual foi realizado um debate com os estudantes sobre o tema. A avaliação da proposta pedagógica foi realizada de forma qualitativa por meio de observações in loco e quantitativa por meio de dados coletados com questionários. A proposta pedagógica realizada com o vídeo mostrou ser uma metodologia educacional favorável para a execução de propostas de EA, uma vez que motivou os estudantes para os processos educativos, permitiu boa interação entre professores e estudantes, possibilitando a construção significativa de novos conhecimentos sobre a problemática dos agrotóxicos, além de sensibilizar os estudantes para essa problemática ambiental. Dessa forma, os resultados positivos encontrados justificam a importância do uso de metodologias diferenciadas no ensino, pois as mesmas são atrativas, estimulam o processo reflexivo e crítico dos estudantes, proporcionando mudanças de atitudes diante da problemática dos agrotóxicos.
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