EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE A PROBLEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS

Autores/as

  • Ivanilda de Sousa Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Adriana Maria Antunes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i2.a21188

Resumen

A Educação Ambiental (EA) visa sensibilizar os cidadãos para os problemas ambientais e para a preservação do meio ambiente. Assim, o presente trabalho teve como objetivos elaborar, aplicar e avaliar a eficácia do vídeo intitulado “Educação Ambiental: construindo conhecimentos sobre a problemática dos agrotóxicos” como tecnologia educacional para abordar o consumo indiscriminado dos agrotóxicos e suas consequências ao ser humano e ao meio ambiente. O vídeo foi elaborado através do programa editor de vídeos Windons MovieMaker®, instalado no sistema operacional Windons XP®, e exibido para os alunos do 4º Ano de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos – EJA, procedentes de bairros e fazendas da cidade de Palmeiras de Goiás. Após a exibição do recurso áudio-visual foi realizado um debate com os estudantes sobre o tema. A avaliação da proposta pedagógica foi realizada de forma qualitativa por meio de observações in loco e quantitativa por meio de dados coletados com questionários. A proposta pedagógica realizada com o vídeo mostrou ser uma metodologia educacional favorável para a execução de propostas de EA, uma vez que motivou os estudantes para os processos educativos, permitiu boa interação entre professores e estudantes, possibilitando a construção significativa de novos conhecimentos sobre a problemática dos agrotóxicos, além de sensibilizar os estudantes para essa problemática ambiental. Dessa forma, os resultados positivos encontrados justificam a importância do uso de metodologias diferenciadas no ensino, pois as mesmas são atrativas, estimulam o processo reflexivo e crítico dos estudantes, proporcionando mudanças de atitudes diante da problemática dos agrotóxicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivanilda de Sousa Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Graduada em pedagogia. Especialista em Tecnologias Educacionais para o Ensino de Biologia.

Adriana Maria Antunes, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura. Mestre em Biologia, modalidade Biologia Celular e Molecular. Doutoranda em Genética. Trabalha com Ensino de Ciências e Tecnologias Educacionais. Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB-ICB-UFG). Professora Formadora da disciplina de Educação Ambiental da ETAEB (EAD).

##submission.downloads##

Publicado

2014-11-09

Cómo citar

Ferreira, I. de S., & Antunes, A. M. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE A PROBLEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 7(2). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i2.a21188

Número

Sección

Artigos