UMA COMPREENSÃO SOBRE O ENSINO DA COSMOLOGIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E INVESTIGADORES

Authors

  • Milene Rodrigues Martins Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21248

Abstract

As pesquisas voltadas para o ensino da Cosmologia ainda estão a caminhar a passos lentos, uma vez que, há poucos estudos desenvolvidos com esse enfoque. Nesta perspectiva, considerando as inquietudes pertinentes à origem do universo, este trabalho tem por objetivo investigar o discurso de seis professores e pesquisadores de duas instituições de ensino superior, sendo uma de âmbito nacional e outra internacional. Para tanto, este trabalho terá como foco de estudo três evidências empíricas complexas que não permitem apenas uma interpretação: desvios para o vermelho (redshifts); radiação cósmica de fundo (CBR) e quasares. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas filmadas, para posterior transcrição e interpretação das mesmas. A análise dos dados foi embasada nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa fenomenológica. Ao término das análises concluiu-se que a importância do ensino da Cosmologia ainda não é consenso entre os professores e pesquisadores, bem como a metodologia a ser adotada. Em relação à abordagem de modelos cosmológicos alternativos ao modelo padrão, os sujeitos de pesquisa, também não estão em consonância. Ademais, parece ser unanimidade entre os sujeitos de pesquisa a concepção de que em relação ao universo há muito a ser descoberto, investigado e estudado, uma vez que, se conhece apenas uma porção ínfima do mesmo. Em relação às três evidências empíricas (redshifts, quasares e radiação cósmica de fundo), os sujeitos de pesquisa que versaram sobre as mesmas, apresentaram somente as interpretações que corroboram para a solidificação da teoria do big bang (estrondão).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Milene Rodrigues Martins, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016) Atualmente é doutoranda no mesmo programa de Pós-graduação. Desenvolve pesquisas voltadas para o ensino da Cosmologia contemporânea, ensino e aprendizagem de Física Moderna Contemporânea e formação de professores.

Published

2017-05-22

How to Cite

Martins, M. R., & Neves, M. C. D. (2017). UMA COMPREENSÃO SOBRE O ENSINO DA COSMOLOGIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E INVESTIGADORES. Teaching, Health and Environment, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21248

Issue

Section

Articles