A PERSPECTIVA CTS E O ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE ACADÊMICOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL: manifestações discursivas
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a21646Abstract
Acredita-se perdurar nos ambientes formais e informais de ensino a crença de que as soluções para as mazelas da sociedade ocorram apenas pelo desenvolvimento científico, esquecendo-se das dimensões históricas e sociais envolvidas nesse contexto. Na tentativa de romper com esse modelo, iniciou-se a partir da década de 1970, propostas curriculares para a educação básica com destaque nas relações entre ciência-tecnologia-sociedade (CTS). O objetivo central desse movimento tem sido fomentar a alfabetização científica dos cidadãos, contribuindo para a construção da tomada decisões responsáveis sobre questões envolvendo CTS. Diante disso, esta pesquisa buscou identificar o alcance de ações CTS em um curso de Engenharia Ambiental no estado do Paraná. A coleta de dados se deu entre acadêmicos a partir do 7º período, por meio de questionários semi-estruturados sobre temas que envolvam a produção de conhecimentos científico-tecnológicos e seu alcance para a sociedade e o ambiente. Para análises dos discursos foi utilizadas categorias da Análise do Discurso (AD). Tal metodologia permite uma reflexão voltada para a observação das manifestações discursivas explícitas e implícitas nos discursos. Um sucinto movimento analítico esclareceu a pertinência de discussões sobre ensino, epistemologia e apelo social envolvido nas pesquisas voltadas às engenharias ambientais no contexto contemporâneo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.