The impact of stress/health and quality of life on teaching performance – comparative study between Portugal and Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982

Keywords:

assessment criteria of teaching performance;, stress;, health;, quality of life;, motivation

Abstract

The Assessment Criteria of Teaching Performance is an important tool for schools and teachers, as it promotes professional development, motivation of the teaching staff and reflection on practice. Understanding that the performance of teachers can be affected by several factors, this study aimed to investigate the impact of stress / health and quality of life on teaching activity. To this end, interviews were conducted with 30 teachers from two private education institutions in Portugal and Brazil. From the responses, categories were created in the light of Content Analysis. The results indicate that most teachers recognize the impact that stress has on their practices, 27 of the respondents, and, it indicates that students' work  (nine teachers) and indiscipline (14 teachers) are the main agents that trigger loss of quality of life. Therefore, this study contributes to a reflection on the importance of thinking about strategies to improve the quality of life of teachers

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Author Biographies

Pedro Miguel Marques da Costa, Universidade de Lisboa/Externato Séneca, Lisboa

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE), no CEFET/RJ. Licenciado em Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Mestre em Ensino da Física e da Química, também pela Universidade do Porto. Pós-Graduação e Mestrado em Administração Escolar pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Professor das disciplinas de Física, Química e Ciências do Ambiente no terceiro ciclo do ensino básico (ensino fundamental) e no ensino secundário (ensino médio). Coordenador do Projeto Espaços Educativos Inovadores e Sala de Aula do Futuro e desenvolve investigação na área das novas metodologias de ensino. Embaixador Scientix, Comunidade para a Educação Científica na Europa, pela European Schoolnet em representação da Comissão Europeia. Embaixador Owlypia - The Intellectuals' Challenge. Microsoft Innovative Educator Expert (MIE Expert). Foi candidato finalista ao prémio Global TeacherPrize, um prémio internacional, promovido pela Fundação Varkey, reconhecido como o ?Nobel da Educação? para professores. 

Generosa do Nascimento, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa

Doutorada em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do ISCTE-IUL. É Diretora do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, do Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde e da Pós-Graduação em Gestão para Profissionais de Saúde do ISCTE Executive Education. As áreas de investigação são a Gestão de Serviços de Saúde e de Gestão Estratégica de Pessoas. Foi membro de Conselhos de Administração (ou assessora) e possui longa experiência em consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Serviços de Saúde e Mudança Organizacional em organizações, privadas, públicas e economia social, de diferentes setores de atividade.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Rio de Janeiro, RJ

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Zoologia, Bioquímica e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia molecular e meio ambiente. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Docente de Programas de Pós-graduação na UFRJ. Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

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Published

2022-08-10

How to Cite

Costa, P. M. M. da, Nascimento, G. . do, & Rocha, M. B. (2022). The impact of stress/health and quality of life on teaching performance – comparative study between Portugal and Brazil. Ensino, Saude E Ambiente, 15(1), 175-195. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982

Issue

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Artigos

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