MONITORAMENTO PARA MELHORIA DA GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE A PARTIR DO ENSINO NÃO FORMAL NO INSTITUTO DE PESQUISA CLÍNICA EVANDRO CHAGAS DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Autores/as

  • IVANEA MOURA DA ROCHA FIOCRUZ
  • DINAIR LEAL DA HORA FIOCRUZ
  • MICHELLE MACHADO MEIRELLES FIOCRUZ
  • ANDRÉIA OLIVEIRA DE MENEZES FIOCRUZ
  • ODÍLIO DE SOUZA LINO FIOCRUZ
  • MARCELINO JOSÉ JORGE FIOCRUZ
  • CLAUDIA TERESA VIEIRA DE SOUZA FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i1.a21035

Resumen

No campo da saúde, a gestão do trabalho exige o reconhecimento das dimensões que
envolvem o trabalho e os seus trabalhadores; articulados com os processos de gestão;
com a configuração estrutural e com a retomada dos mecanismos de regulação estatal, a
partir do conhecimento e da definição da capacidade gestora que envolve o trabalho, o
trabalhador como “ser social” e a sociedade. A partir de um projeto de pesquisa
realizamos uma atividade de ensino não formal voltada para a epidemiologia e
prevenção das doenças infecciosas e parasitárias, que subsidiará a elaboração e
execução do Planejamento Estratégico e de Gestão de Recursos Humanos. Além disso,
a construção de indicadores e outras ferramentas que permitam otimizar o processo de
trabalho institucional, propiciando impacto significativo nos processos de gestão e
planejamento institucional é uma importante forma de valorização do capital humano e
do conhecimento como forças produtivas essenciais para a gestão de qualidade.
Palavras-chave: Ensino não formal; Gestão; Trabalhadores de Saúde, Ambiente
Hospitalar

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2009-04-30

Cómo citar

ROCHA, I. M. D., HORA, D. L. D., MEIRELLES, M. M., MENEZES, A. O. D., LINO, O. D. S., JORGE, M. J., & SOUZA, C. T. V. D. (2009). MONITORAMENTO PARA MELHORIA DA GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE A PARTIR DO ENSINO NÃO FORMAL NO INSTITUTO DE PESQUISA CLÍNICA EVANDRO CHAGAS DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 2(1). https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i1.a21035

Número

Sección

Artigos