ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOB A PERSPECTIVA DA NATUREZA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21055Resumen
O objetivo deste artigo foi analisar os conteúdos sobre Evolução presentes em artigos científicos na Revista Ciência e Educação, principalmente sob a perspectiva da Naturezada Ciência (NdC). Este compromete-se também a ampliar a discussão sobre a produção de artigos para disseminação dos conhecimentos produzidos entrepares, na área temática pesquisada, que é vista como um eixo centralizador da Biologia. Porém, somente 1% dos artigos publicados na revista analisada refere-se ao tema Evolução. Todos apresentam diversificação quando analisados seus objetivos primários e
secundários, bem como as correlações com o Ensino de Ciências e suas possíveis controvérsias. Entretanto, há uma coerência e certo padrão quanto às visões de NdC e as
teorias evolutivas apresentadas. Considera-se, portanto, que a produção deste tipo de conhecimento não está expressando sua significativa importância na Biologia ou a disseminação deste está restrita a um pequeno percentual em detrimento de outros assuntos.
Palavras-chave: Evolução; Teorias evolutivas; Disseminação científica; Natureza da Ciência.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.