CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO

Autores

  • Reginaldo dos Santos Programa de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, São Paulo
  • Rita de Cássia Frenedozo do Programa de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21139

Resumo

Esse artigo é parte dos estudos preliminares para uma tese de doutorado que objetiva compreender a Alfabetização Científica e Tecnologia (ACT) como finalidade da Educação Científica, e também, investigar fundamentos e métodos de ensino que possam contribuir com a sua promoção na Educação Básica, ressaltando aí, aqueles que também favorecem a promoção da Educação Ambiental (EA). Assim, tal artigo relata um estudo de abordagem quali-quantitativa, caracterizado como pesquisa descritiva e de campo, desenvolvido em 2012, com o objetivo de identificar percepções e concepções de alunos do Ensino Médio acerca de fatores relacionados à Educação Ambiental. Para coletar dados/informações usou-se produção de texto e a fundamentação bibliográfica ancorou-se nos trabalhos de Cachapuz et al. (2005) e Carvalho (2011), entre outros autores que discorrem sobre a emergência da ACT e da EA na atualidade. Os resultados alcançados favorecem o discurso que preconiza a ACT como finalidade da Educação Científica na Educação Básica.

 Palavras-chave: Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Científica; Educação Ambiental.

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Como Citar

dos Santos, R., & Frenedozo, R. de C. (2013). CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO. Ensino, Saude E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21139

Edição

Seção

Artigos