CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21139Resumen
Esse artigo é parte dos estudos preliminares para uma tese de doutorado que objetiva compreender a Alfabetização Científica e Tecnologia (ACT) como finalidade da Educação Científica, e também, investigar fundamentos e métodos de ensino que possam contribuir com a sua promoção na Educação Básica, ressaltando aí, aqueles que também favorecem a promoção da Educação Ambiental (EA). Assim, tal artigo relata um estudo de abordagem quali-quantitativa, caracterizado como pesquisa descritiva e de campo, desenvolvido em 2012, com o objetivo de identificar percepções e concepções de alunos do Ensino Médio acerca de fatores relacionados à Educação Ambiental. Para coletar dados/informações usou-se produção de texto e a fundamentação bibliográfica ancorou-se nos trabalhos de Cachapuz et al. (2005) e Carvalho (2011), entre outros autores que discorrem sobre a emergência da ACT e da EA na atualidade. Os resultados alcançados favorecem o discurso que preconiza a ACT como finalidade da Educação Científica na Educação Básica.
Palavras-chave: Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Científica; Educação Ambiental.
Descargas
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.