Sobre a Revista

Breve Histórico

A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente (ESA), ISSN 1983-7011, publica, desde 2008, artigos inéditos acerca da interdisciplinaridade no campo do ensino das ciências na interface com os temas da saúde e da questão ambiental. Nos últimos anos, vem ampliando esta perspectiva transdisciplinar a partir do incentivo a publicações que evidenciem a tríade ensino, saúde e ambiente a partir do enfrentamento ao racismo, ao sexismo e ao capacitismo. A periodicidade da revista era quadrimestral, com publicação nos meses de abril, agosto e dezembro. Em 2023 alterou sua periodicidade para fluxo contínuo. O objetivo é a divulgação de artigos científicos, nacionais e internacionais, resultantes de pesquisas e de relatos de experiências originais.

Os artigos submetidos são avaliados por árbitras/os independentes e anônimas/os. A decisão da editoria é tomada em função dos dois pareceres; em caso de dúvidas, uma terceira avaliação é solicitada.

A ESA atualmente encontra-se entre os periódicos B1 do Qualis Capes.

Desde 2013 encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

A ESA vem publicando artigos nacionais e internacionais, em português, espanhol e inglês.

Foco e Escopo

 A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente (ESA), ISSN 1983-7011, tem como objetivo a divulgação e discussão da produção acadêmica e científica no campo do ensino das ciências e suas interfaces, reconhecendo a necessidade de coexistência entre as diferentes abordagens de pesquisa no campo do ensino das ciências na interface com saúde e ambiente. Assim, o diálogo com diferentes áreas do conhecimento é a finalidade da revista. Nos últimos anos, vem ampliando esta perspectiva transdisciplinar a partir do incentivo a publicações que evidenciem a tríade ensino, saúde e ambiente a partir do enfrentamento ao racismo, ao sexismo e ao capacitismo.

Fluxo contínuo

A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, desde 2023, publica em fluxo contínuo - os artigos submetidos, que aprovados e editados são imediatamente publicados em um volume anual. No modo fluxo contínuo, os artigos deixam de ter a paginação sucessiva e sequencial e passam a apresentar o elocation-id, um identificador eletrônico único para cada artigo no volume.

 Preservação Digital

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. Integração à Rede CARINIANA do IBICT.

Fontes de Indexação

Bases de Dados 

  • Geodados
  • Sumários.org

  Diretórios

 Portais de Indexação

  Divulgadores

Ficha Bibliográfica

Título do periódico: Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente

Título abreviado: Ens. Saúde e Ambient. (Niterói)

Publicação de: Niterói RJ: Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza

Periodicidade: Anual

Modalidade de publicação: Publicação Contínua

Ano de criação do periódico: 2008

Websites e Mídias Sociais

Facebook

Youtube

Instagram

Cobrança de taxas

A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente não cobra dos autores taxa de submissão de artigos e nem de publicação.

Conformidade com a Ciência Aberta

A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente adota práticas a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de rede social para divulgação de trabalhos publicados, de acordo com as diretrizes de Ciência Aberta, que propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em 2025 passaremos a requerer a indicação precisa do papel de cada um dos/as autores/as em artigos com múltipla autoria. Também em sintonia com as práticas da Ciência Aberta, em 2025, o periódico oferecerá a autoras/es e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelas/os autoras/es no momento de submissão no preenchimento do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta e pelas/os avaliador/as no Formulário de Avaliação.

Política Editorial

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

Fluxo editorial

O processo de avaliação de manuscritos é feito em 2 (duas) etapas:

1ª etapa de avaliação - Adequação às normas

Após a submissão, o processo de avaliação se inicia com a verificação da adequação do texto às normas especificadas em “Instruções aos Autores” e, também, à ênfase de publicação, ao escopo da revista. Nessa etapa, coordenada pelas Editoras da ESA e pelas Editoras associadas, os itens explicitados para preparação do manuscrito, bem como o preenchimento completo dos metadados da submissão são conferidos. Quando as exigências não forem cumpridas, os/as autores/as serão notificados/as e poderão submeter novamente o artigo ajustado em até 15 (quinze) dias.

2ª etapa de avaliação – Avaliação por pares

Os manuscritos aprovados na primeira etapa são, então, acompanhados pela equipe de editoras da ESA, mais especificamente pelas editoras associadas, que fazem a designação dos pareceristas para cada artigo. Os artigos são encaminhados para avaliação por pares preservando a identidade dos autores/as e consultores/as (double blind review). A partir de 2025, será possível aos/às autores/as escolherem entre a avaliação double blind review e a abertura do processo de avaliação, em conformidade com os princípios da Ciência Aberta. As análises elaboradas pelos/as pareceristas (doutoras/doutores em áreas afins à ênfase do artigo) contêm justificativas que podem sugerir a aprovação para publicação sem alterações, a aprovação para publicação com recomendações de alterações ou a não recomendação de publicação. Em caso, de pareceres conflitantes ou insuficientes, novos/as serão designados. Às editoras, após a apreciação de versões reformuladas, cabem a decisão final sobre a publicação do artigo. Os/as autores/as acompanham todas pelo site da revista, bem como são informadas/os por mensagens.

 Opções de abertura

A abertura progressiva do processo de avaliação por pares está prevista para 2025, quando será possível aos/às autores/as escolherem entre a avaliação double blind review e a abertura do processo de avaliação, em conformidade com os princípios da Ciência Aberta. Consideraremos três modos possíveis para abertura do processo de avaliação: 1.  publicação no final do artigo dos nomes das editoras responsáveis pela avaliação. 2.  oferecer às/aos pareceristas a opção de dialogar diretamente com o/a autor/a, publicizando ou não suas identidades.  3. A divulgação dos pareceres dos artigos aprovados, com identificação das/os pareceristas. Os/as autoras/es poderão optar por um ou mais meios de abertura oferecidos pelo periódico.

As opções do autor deverão ser informadas em um formulário em conformidade com a Ciência Aberta.

Os avaliadores devem informar se estão em concordância com a política de abertura do processo de avaliação da revista, ao responderem se estão disponíveis para avaliação, quando já terão a informação as escolhas das/os autores/as acerca da abertura do processo de avaliação.

Ética na Publicação

A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos. Qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância não são aceitos pelo periódico. Os/as autores/as, ao submeterem artigos à ESA, devem declarar que se trata de conteúdo original e garantir que o manuscrito não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em outra revista. Espera-se, ainda, que todos os artigos que relatem pesquisas com seres humanos contenham informações relevantes sobre procedimentos éticos, anexando comprovante de aprovação do Comitê de Ética ao realizar a submissão.

Guiados pelos princípios recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/), a ESA espera um comportamento ético de todas as partes envolvidas no processo de publicação.  Abaixo listamos algumas das políticas que adotamos nesse sentido.

Deveres das Editoras:

  • analisar todos os artigos recebidos, para na conclusão do processo avaliativo, tomar a decisão com base nos pareceres recebidos;
  • evitar más práticas e comportamento antiético, especialmente de plágio e informação fraudulenta, usando recursos disponíveis para tais tarefas;
  • selecionar as/os pareceristas considerando a afinidade temática e metodológica com os artigos e a produção e respeitabilidade delas/es no meio acadêmico-científico;
  • garantir que a avaliação dos artigos seja feita por pares, de forma a garantir a qualidade da publicação científica;
  • justificar quando o processo de avaliação se der de maneira diferente da proposta no item anterior;
  • não divulgar qualquer informação sobre um artigo submetido, a não ser às/aos pareceristas e às/aos conselheiras/os editoriais;
  • impedir que interesses comerciais comprometam os padrões intelectuais;
  • tomar medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado, dispondo-se a publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas, quando necessário;
  • garantir que o material de pesquisa publicado esteja em conformidade com diretrizes éticas internacionalmente aceitas, reservando-se o direito de pedir orientação ao Conselho Editorial nomeado nesta revista, caso haja necessidade;
  • tomar todas as medidas necessárias em caso de suspeita de falta de ética. Este dever estende-se a trabalhos publicados e não publicados.

Deveres da Editoria em relação ao comportamento antiético:

  • qualquer manifestação antiética identificada nos trabalhos científicos publicados na Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente pode ser trazida à atenção das editoras a qualquer momento, por qualquer pessoa, desde que haja informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada;
  • a/o autor/a envolvida/o deve ter a oportunidade de responder a quaisquer alegações e acusações que lhe for feita;
  • informar ou notificar à/o autor/a ou revisor/onde parecer que houve qualquer mal-entendido ou má-aplicação de padrões aceitáveis;
  • decidir pela retratação ou retirada formal de publicação da revista em caso de comprovação de comportamento antiético.

Deveres das/os Pareceristas:

  • auxiliar as editoras na tomada de decisões editoriais e, por meio das comunicações, auxiliar o/a autor/a na qualificação e melhoria do artigo;
  • notificar imediatamente as editoras caso não se sinta qualificado para analisar o artigo ou quando julgar que não terá tempo para avaliar no prazo disponibilizado pela revista;
  • tratar os trabalhos recebidos para análise como documentos confidenciais, sendo vedada a exposição dos manuscritos à apreciação de terceiras/os. É fundamental não divulgar informações privilegiadas obtidas por meio da leitura dos manuscritos, não as utilizando para proveito pessoal;
  • considerar os padrões de qualidade considerados pela revista para fazer a avaliação;
  • preencher todos os itens do formulário de avaliação;
  • chamar a atenção das editoras em caso de suspeita de plágio ou autoplágio, apontando qualquer outro artigo publicado ou enviado de que tenha conhecimento substancialmente similar ao trabalho em análise;
  • recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um/a dos/as autores/as, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

 Deveres dos/as Autores/as:

  • podem ser pesquisadores/as acadêmicos/as ou profissionais liberais ou de instituições públicas, desde que engajados/as em um trabalho de pesquisa sério e sistemático em seus campos e subcampos específicos;
  • declarar, quando da submissão do artigo, que o seu conteúdo é original, que não foi publicado ou submetido a qualquer outra publicação, em qualquer idioma;
  • identificar (se for o caso) instituições e agências que apoiaram a pesquisa financeiramente;
  • anexar comprovante de aprovação do Comitê de Ética ao realizar a submissão de artigos que cuidar para que relatem pesquisas com seres humanos. No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, nos termos da Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde, documento comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa;
  • apresentar um relato preciso do trabalho realizado, segundo as normas da revista, incluindo o escopo de publicação da ESA;
  • dar o devido crédito aos/às autores/as das obras e/ou trabalhos referenciados;
  • não publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico; enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico;
  • O/A autor/a principal deve garantir que todos os/as coautores/as estejam incluídos no artigo; também deve certificar-se de que todos/as os/as coautores/as viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação;
  • informar imediatamente às editoras da ESA sobre conhecimento de erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado e informar dados para corrigir o equívoco;
  • comprometer-se a trabalhar como pareceristas para outros artigos em sua subárea do conhecimento.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

A Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente está empenhada em defender a integridade das publicações publicando Errata, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retração, de acordo com as Diretrizes de Retração do COPE, que podem ser acessadas em COPE - Retratction Guidelines.