QUANDO A UNIVERSIDADE VERTE PARA A CIDADE: EMANCIPANDO E FORMANDO SUJEITOS ATRAVÉS DE AÇÕES NO TERRITÓRIO

Autores

  • Paula Land Curi Universidade Federal Fluminense
  • Júlia Gonçalves Barreto Baptista Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21241

Resumo

Este trabalho pretende discutir a formação em psicologia, a partir da aposta que esta pode se dar de forma múltipla, atravessando a cidade, incidindo no território e na população, através de ações, no âmbito da extensão universitária. Não só a formação em psicologia passou por significativas mudanças nas últimas décadas, mas também a própria universidade. Ambas, consequentemente, enfatizaram seus compromissos com a democracia e a cidadania, dando prevalência a uma forma de produção de conhecimento totalmente articulada com a sociedade na qual se está inserido. Deste modo, faz-se fundamental discutir o papel da extensão universitária, braço formativo que, por princípio, verte para e na cidade, não só como potencia emancipadora de sujeitos, mas também fundamental para a formação de um profissional psicólogo ético-politicamente comprometido com as questões que atravessam a polis. Pretende também evidenciar como se faz necessária à formação do profissional psi o encontro com temáticas transversais, cotidianamente e continuamente presentes na sociedade.

Palavras-chave: Formação, Extensão Universitária, Sociedade, Cidade, Emancipação

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Biografia do Autor

Paula Land Curi, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense- Campus Niterói. Mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Doutorado na PUC-SP, em Psicologia Clínica. Experiência profissional como psicológo da rede pública de saúde assim como em gestão educacional em graduação e pós lato sensu.

Júlia Gonçalves Barreto Baptista, Universidade Federal Fluminense

Discente do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2016-12-13

Como Citar

Curi, P. L., & Baptista, J. G. B. (2016). QUANDO A UNIVERSIDADE VERTE PARA A CIDADE: EMANCIPANDO E FORMANDO SUJEITOS ATRAVÉS DE AÇÕES NO TERRITÓRIO. Ensino, Saude E Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21241

Edição

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