Teachers’ understanding of motives for students aggression

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38851

Keywords:

aggression, motives, teacher, student

Abstract

In the present article it is analyzed issues related to the motives for manifestations of aggressive behavior of students towards teachers, in Russia. We took as starting point for this analysis some news from informative sources about real facts of aggression in the school space. Then, it was conducted an investigation which aimed to identify how teachers understand the most significant reasons pointed by them why students present aggressive behavior towards teachers. The article presents results of answers to questionnaires applied to teachers about the motives that can generate aggressive behaviors, especially highlighting the most significant ones on a scale from 1 to 7. The results allowed us to characterize the age dynamics of the change in the meaning of the various reasons for the aggressive behavior of students directed to the teacher for students in the early years, for students in the threshold between the first and second segment of elementary school, and for those in the transition phase to adolescence

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vladimir Sobkin, Universidade de Moscou, Moscou

Formou-se na Universidade Lomonosov de Moscou em 1972, é Doutor em Psicologia e Professor do Centro de Formação em Sociologia, da Instituição Federal Estatal científica de educação da Federação Russa. É autor de mais de 14 trabalhos acedemos e mais de 350 publicações com temas do campo da sociologia da educação, da psicologia infantil e etária, da psicologia de comunicação e psicologia da arte. É autor de uma série de trabalhos acadêmicos editados e publicados fora da Rússia (EUA, França, Austrália, Polônia, entre outros).

Anna Fomitchenko, Universidade Estatal de Orenburg, Orenburg

Em 2004, graduou-se pela Universidade Estatal de Orenburg (Rússia). Em 2014, defendeu a tese de doutorado na linha de pesquisa Psicologia pedagógica, tendo como tema A percepção e a compreensão pelos professores do comportamento agressivo dos alunos. Em 2016, recebeu o Prémio do Governador da Região de Orenburg por suas contribuições para a ciência. É autora de 33 publicações. Desenvolve pesquisas no campo da psicologia das idades e da psicologia pedagógica.

References

BANDURA, Albert; UOLTERS, Richard. Podrostkovais agressia: izutchenie vilania vospitania i semeinirh otnocheni. [Agressão na adolescência: estudo sobre a influência da educação e das relações familiares]. Moskva: Aprel Press, EKSMO-Press, 2000.

BERON, Robert; RITCHARDSON, Debora. Agressia. [Agressão]. Sankt-Petersburg: Piter, 2001.

BIUTNER, Cristian. Jit s agressivnimi detmi. [Viver com crianças agressivas]. Moskva: Pedagoguika, 1991.

BOJOVITCH, Lidia Ilinitchna. Litchnost i ieio formirovanie v detskom vozraste. [Personalidade e sua formação na infância]. Moskva: Prosveschenie, 1968.

BRESLAV, Grigori Emanuilovitch. Psirrologuitcheskaia korrektsia detskoi e podrostkovoi agressivnosti: utchebnoie possobie dlia spetsialistov i diletantov. [Correção psicológica da agressividade infantil e na adolescência: livro didático para especialistas e diletantes]. Sankt-Petersburg: Retch, 2007.

DRAGUNOVA, Tatiana Vladimirovna. Problema konflikta v podrostkovom vozraste. [O problema do conflito na adolescência]. Voprosi psirrologuii, n. 2, p. 25-39, 1972.

ELKONIN, Daniil Borissovitch. Detskaia psirrologuia. [Psicologia infantil]. Moskva: Utchpedgiz, 1960.

ENIKOLOPOV, Serguei Nikolaievitch. Nekotorie problemi psirrologuii agressivnogo povedenia detei i podrostkov. [Alguns problemas da psicologia do comportamento agressivo de crianças e adolescentes]. Sotsialnaia i klinitcheskaia psirriatria, n. 2, p. 40-45, 2002.

ERIKSON, Eric. Identitchnost: iunost i krizis. [Identificação e crise]. Moskva: Flinta, MPSI e Progress, 2006.

ЭСКАЛАЦИЯ насилия в школах: за 2 года количество нападений на учителей выросло в полтора раза. [Escalada da violência nas escolas: em dois anos, a quantidade de ataques a professores cresceu muito]. 18 maio 2007. Disponível em: http://www.newsru.com/russia/18may2007/school.html. Acesso em: 19 dez. 2018.

GRATCHIOVA, Alla Mirrailovna et al. Psirosemantitcheski analiz ponimania motivatsionnoi strikturi povedenia kinopersonaja. [Análise psicosemântica da compreensão da estrutura do comportamento de personagem de filme]. Voprosi psirrologuii, n. 5, p. 123-131, 1988.

GUTKINA, Nina Iossivna. Psirrologuitcheskie problemi obschenia utchitelia s podrostkami. [Problemas psicológicos da relação de convivência do professor com adolescentes]. Voprosi psirrologuii, n. 2, p. 99-106, 1984.

KOLOSSOVA, Svetlana. Agressia i agressivnost. [Agressão e agressividade]. Chkolni psirrolog, n. 25-26, p. 4-7; n. 27, p. 16-20; n. 28, p. 1-2, 2000.

KREIRHI, Barbara. Sotsialnaia psirrologuia agressii. [Psicologia social da agressão]. Sankt-Petersburg: Piter, 2003.

MAKARENKO, Anton Semionovitch. Pedagoguitcheskaia poema. [Poema pedagógico]. Moskva: Pedagoguika, 1981.

REAN, Artur Aleksandrovitch A. Psirrologuia litchnosti: Sotsiologuia, povedenie, obschenie. [Psicologia da personalidade: Sociologia, comportamento, relação de convivência]. Moskva: Ast, 2007.

SOBKIN, Vladimir. Problemi tolerantnosti v podrostkovoi subkulture: trudi po sotsiologuii obrazovania. [Problemas de tolerância na subcultura adolescente: estudos de sociologia da educação]. Moskva: Tsentr sotsiologuii obrazovania, RAO, 2003. T. VIII, Vip. XIII.

SOBKIN, Vladimir et al. Podrostok: normi, riski, deviatsii. [Adolescente: normas, riscos e desvios]. In: ______. Trudi po sotsiologuii obrazovania. Moskva: Tsentr sotsiologuii obrazovania RAO, 2005. T. X, Vip. XVII.

SOBKIN, Vladimir; FOMITCHENKO, Anna. O situatsiarh agressivnogo povedenia mejdu utchenikami (po materialam kontet-analiza utchitelskirh sotchineni). [Sobre situações de comportamento agressivo entre alunos (com base em materiais da análise das redações de professores]. In: ______. Sotsiologuia obrazovania. Trudi po sotsiologuii obrazovania. Moskva: Institut sotsiologuii obrazovania RAO, 2011. T. XV, Vip. XXVI, p. 177-204.

SOBKIN, Vladimir; MARKINA, Olga. Motivatsionnaia struktura povedenia personaja (po materialam vospriatia filma Rolana Bikova “Tchutchelo”. [Estrutura motivacional do comportamento do personagem (com base em materiais de percepção do filme de Rolan Bikov “Espantalho”]. Eksperimentalnaia psirrologuia, n. 1, p. 61-83, 2009.

SOBKIN, Vladimir; MARKINA, Olga. Film “Tchutchelo” glazami sovremenirh chkolnikov. [O filme “Espantalho” pelos olhos de escolares da contemporaneidade]. In: ______. Trudi po sotsiologuii obrazovania. Moskva: Institut sotsiologuii obrazovania RAO, 2010. T. XIV, Vip. XVV.

SOBKIN, Vladimir; PISSARSKI, Piotr Savvitch; KOLOMIETS, Iuri. Utchitelstvo kak sotsialno-professionalnaia grupa. [A docência com um grupo sócio-profissional]. Moskva: Rossiskaia academia obrazovania, TsSO RAO, 1996.

SURHOMLINSKI, Vassili Aleksandrovitch. Metodika vospitania kollektiva. [Metodologia de educação do coletivo]. Moskva: Prosveschenie, 1981.

Published

2020-06-30

How to Cite

SOBKIN, V.; FOMITCHENKO, A. Teachers’ understanding of motives for students aggression. Fractal: Journal of Psychology, v. 32, n. esp, p. 190-198, 30 Jun. 2020.

Issue

Section

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia