Psychology and regimes of truth in health promotion practices

Authors

  • Anita Guazzelli Bernardes Universidade Católica Dom Bosco
  • Betina Hillesheim Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Edna de Oliveira Souza Universidade Católica Dom Bosco.
  • Camilla Fernandes Marques Universidade Católica Dom Bosco

Keywords:

health promotion, psychological practices, subjectivation policies, technologies of government

Abstract

The present study focuses on the actions for health promotion produced by Psychology in the health care network as described in scientific journals for both the implantation and implementation of the National Health Promotion Policy. The journals, as well as the Declaration of Alma-Ata, the Ottawa Charter and the Resolution 687/06 itself, constitute the analyzed materials. The conceptual tools of this analysis are grounded on Foucauldian discussions about the regimes of truth and subjectivation policies. The discussions consider the psychological practices in primary health care as a field of experience that constitutes the group figure shaped through testimony and learning as technologies of government of both the self and the other.

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Author Biographies

Anita Guazzelli Bernardes, Universidade Católica Dom Bosco

possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado e doutorado em Psicologia da Saúde da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Psicologia Social e Saúde, com ênfase principalmente nos seguintes temas:políticas públicas, formas de subjetivação, psicologia e trabalho.

Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Membro do comitê assessor da Fapergs, nas áreas de Educação e Psicologia (2013-2014, 2015-2016). Professora adjunta e pesquisadora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inclusão, território, nomadismo, infância, literatura infantil.

Edna de Oliveira Souza, Universidade Católica Dom Bosco.

Atualmente é Coordenador Pedagógico do CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL SÃO LOURENÇO. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

Camilla Fernandes Marques, Universidade Católica Dom Bosco

Aluna regular do Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós ? Graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. Psicóloga graduada pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Campo Grande - MS (2012). Mestre em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da UCDB com bolsa da CAPES modalidade I (2015). Atualmente, técnica de nível superior - Psicóloga do CRAS Aero Rancho - "Profª Adevair da Costa Lolli Guetti". Cursando Pós-graduação Latus Sensu em Docência em LIBRAS pela Uníntese.

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Published

2016-04-16

How to Cite

BERNARDES, A. G.; HILLESHEIM, B.; SOUZA, E. DE O.; MARQUES, C. F. Psychology and regimes of truth in health promotion practices. Fractal: Journal of Psychology, v. 28, n. 1, p. 2-8, 16 Apr. 2016.

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