HIPERTEXTO AUDIOIMAGÉTICO PARA USO NA EDUCAÇÃO REMOTA E PRESENCIAL

Autores

  • Luiz Antonio Botelho Andrade Universidade Federal Fluminense
  • Felipe Xavier Neto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50624

Palavras-chave:

Hipertexto, Audioimagético, Processo ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar a construção de uma ferramenta lúdica, virtual e interativa, capaz de ser utilizada em qualquer disciplina e integrar diversas mídias virtuais e diferentes formatos digitais - filme, vídeo aula, podcast etc. Esta ferramenta foi desenvolvida para um campo interdisciplinar - Biologia Evolutiva do Desenvolvimento - e dentre as etapas metodológicas destacam-se: (a) elaboração de uma cartografia da área de conhecimento desejada, contendo autores e conceitos; (b) a elaboração de um hipertexto sobre o conteúdo e (c) a virtualização de um espaço físico no qual a cartografia produzida possa se sobrepor. Nossos resultados mostram a viabilidade do protótipo e a grande diversidade de suas aplicações no processo ensino-aprendizagem, remota e presencial.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Botelho Andrade, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Imunobiologia, Instituto de Biologia, UFF. Epistemologia

Felipe Xavier Neto, Universidade Federal Fluminense

Mestrando no Curso de Pós-graduação em Diversidade e Inclusão, CMPDI-UFF, Graduado em História pelo Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, com ênfase em História Oral, Antropologia, Vídeo História, História Pública e Divulgação Científica. Experiência profissional na área de Cinema e Audiovisual, com ênfase em Cinema Documental, Cinema Educativo e Divulgação Científica. Colaborador no projeto de socialização do conhecimento cientifico do Laboratório de Audiovisual Científico da UFF – www.labaciencias.com, pesquisador participante da equipe de comunicação do Projeto IntegraChagas Brasil.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Andrade, L. A. B., & Xavier Neto, F. . (2021). HIPERTEXTO AUDIOIMAGÉTICO PARA USO NA EDUCAÇÃO REMOTA E PRESENCIAL. RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50624