LA DOCENCIA DESDE CASA: EXCLUSIONES Y ALTERIDADES EN CONTEXTO, UNA AUTOETNOGRAFÍA
EXCLUSIONES Y ALTERIDADES EN CONTEXTO, UNA AUTOETNOGRAFÍA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51221Palavras-chave:
Docência a distância, Educação indígenas, Exclusão, Aula virtualResumo
A quase um ano de trabalho a distância na Universidade Nacional Pedagógica (UPN), em seu campus Ajusco na Cidade do México e, em particular com alunos indígenas, parece-nos importante refletir sobre questões que saltam a vista de nosso trabalho como professores neste período de “emergência sanitária” desenvolvida em casa: 1) a transição das aulas presenciais para as aulas em casa teve um impacto transcendental nas atividades acadêmicas; 2) a complexa adaptação pedagógica ao migrar das aulas presenciais para as a distância com novas ferramentas tecnológicas, processo que evidencia a inércia dos sistemas formais de ensino (cumprir os conteúdos do curso, avaliar a aprendizagem e cumprir os objetivos do currículo) ; e 3) refletir sobre o sentimento contraditório gerado pelo sentimento de perda do espaço escolar e o reconhecimento de que a escola pouco avançou em direção a formas de ensino desescolarizadas. As reflexões aqui apresentadas não podem omitir as situações que levaram à suspensão temporária ou ao abandono dos estudos, ou a um maior esforço de permanência na escola, por parte dos nossos alunos.
Downloads
Referências
CASSANY, Daniel. En-Línea. Leer y escribir en la red. Barcelona: Editorial Anagrama. 2012.
BUTLER, Judith. Sopa de wuhan: pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemias. EN: AGAMBEN, G., ZIZECK, S., y otros. Argentina: Editorial ASPO (Asilamiento Social Preventivo y Obligatorio). 2020. pp. 59-65.
LINZ, R.Gustavo. 2018. El precio de la palabra: La hegemonía del capitalismo electrónico-informático y el Googleismo. En: Desacatos, No. 56: pp. 16-33.
ROMAN, J. Antonio. “Lejos, solución al paro en la UPN, considera líder sindical”, en el Periódico La Jornada, Jueves 12 de marzo de 2020, p. 13
SEP. “Diagnóstico ampliado del programa de la Reforma Educativa”, México, <https://www.gob.mx/cms/uploads/ attachment/file/50174/Diagnostico Ampliado.pdf>, consultado el 13 de mayo, 2020.
UPN. Decreto de Creación de la Universidad Pedagógica Nacional en: upnvirtual.edu.mx/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=15:decreto-de-creación
UPN. Plan Integral para el Retorno Seguro de las Actividades Académicas y Admnistrativas en el Marco de la Nueva Normalidad en: https://www.upn.mx/index.php?option=com_content&view=article&id=677&catid=30
WINCOUR, Rosalía. Prácticas tradicionales y emergentes de lectoescritura en jóvenes universitarios. En: García Canclini et al. Hacia una antropología de los lectores
(pp. 243-282). Madrid: Fundación Telefónica/UAM Iztapalapa/Ariel. 2015. pp. 243-282.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nicanor Rebolledo, María del Pilar Miguez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).