LA DOCENCIA DESDE CASA: EXCLUSIONES Y ALTERIDADES EN CONTEXTO, UNA AUTOETNOGRAFÍA

EXCLUSIONES Y ALTERIDADES EN CONTEXTO, UNA AUTOETNOGRAFÍA

Autores

  • Nicanor Rebolledo Universidad Pedagógica Nacional Mexico - UPN
  • María del Pilar Miguez www.upn.mx

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51221

Palavras-chave:

Docência a distância, Educação indígenas, Exclusão, Aula virtual

Resumo

A quase um ano de trabalho a distância na Universidade Nacional Pedagógica (UPN), em seu campus Ajusco na Cidade do México e, em particular com alunos  indígenas, parece-nos importante refletir sobre questões que saltam a vista de nosso trabalho como professores neste período de “emergência sanitária” desenvolvida em casa: 1) a transição das aulas presenciais para as aulas em casa teve um impacto transcendental nas atividades acadêmicas; 2) a complexa adaptação pedagógica ao migrar das aulas presenciais para as a distância com novas ferramentas tecnológicas, processo que evidencia a inércia dos sistemas formais de ensino (cumprir os conteúdos do curso, avaliar a aprendizagem e cumprir os objetivos do currículo) ; e 3) refletir sobre o sentimento contraditório gerado pelo sentimento de perda do espaço escolar e o reconhecimento de que a escola pouco avançou em direção a formas de ensino desescolarizadas. As reflexões aqui apresentadas não podem omitir as situações que levaram à suspensão temporária ou ao abandono dos estudos, ou a um maior esforço de permanência na escola, por parte dos nossos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María del Pilar Miguez, www.upn.mx

Doctora en Investigación Psicológica por la Universidad Iberoamericana, profesora-investigadora de la Universidad Pedagógica Nacional -México, profesora en la Licecniatura en Educación Indígena y en la Maestria en Desarrollo Educativo, adscrita al Área Académica Diversidad e Interculturalidad.

Referências

CASSANY, Daniel. En-Línea. Leer y escribir en la red. Barcelona: Editorial Anagrama. 2012.

BUTLER, Judith. Sopa de wuhan: pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemias. EN: AGAMBEN, G., ZIZECK, S., y otros. Argentina: Editorial ASPO (Asilamiento Social Preventivo y Obligatorio). 2020. pp. 59-65.

LINZ, R.Gustavo. 2018. El precio de la palabra: La hegemonía del capitalismo electrónico-informático y el Googleismo. En: Desacatos, No. 56: pp. 16-33.

ROMAN, J. Antonio. “Lejos, solución al paro en la UPN, considera líder sindical”, en el Periódico La Jornada, Jueves 12 de marzo de 2020, p. 13

SEP. “Diagnóstico ampliado del programa de la Reforma Educativa”, México, <https://www.gob.mx/cms/uploads/ attachment/file/50174/Diagnostico Ampliado.pdf>, consultado el 13 de mayo, 2020.

UPN. Decreto de Creación de la Universidad Pedagógica Nacional en: upnvirtual.edu.mx/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=15:decreto-de-creación

UPN. Plan Integral para el Retorno Seguro de las Actividades Académicas y Admnistrativas en el Marco de la Nueva Normalidad en: https://www.upn.mx/index.php?option=com_content&view=article&id=677&catid=30

WINCOUR, Rosalía. Prácticas tradicionales y emergentes de lectoescritura en jóvenes universitarios. En: García Canclini et al. Hacia una antropología de los lectores

(pp. 243-282). Madrid: Fundación Telefónica/UAM Iztapalapa/Ariel. 2015. pp. 243-282.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Rebolledo, N., & Miguez, M. del P. . (2021). LA DOCENCIA DESDE CASA: EXCLUSIONES Y ALTERIDADES EN CONTEXTO, UNA AUTOETNOGRAFÍA: EXCLUSIONES Y ALTERIDADES EN CONTEXTO, UNA AUTOETNOGRAFÍA. RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51221