DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO: A ESCOLA EM DISPUTA E O ENEM COMO PRETEXTO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39240Keywords:
Educação democrática. ENEM. Escola Sem Partido.Abstract
Este trabalho tem por finalidade analisar relações/contradições entre os argumentos propagados pelo Programa Escola Sem Partido e os documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação (MEC). Utilizamos como fontes o sítio do referido Programa e os documentos disponibilizados pelo MEC. As análises evidenciam um falso paradoxo criado pelos defensores dessa ideologia excludente que para contemplar os interesses privados que representam recorrem à amplificação dos pontos de tensão que pululam em nossa sociedade, por meio da propagação de discursos de ódio e do desprestígio do professor, entre outros. Na contramão desse movimento, nos posicionamos pela defesa da educação escolar pública e gratuita numa perspectiva democrática, sem perder de vista seu caráter social e inclusivo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Mônica Vasconcellos de Oliveira Faria, Thayná Caldas Moreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).