ACESSO LIVRE E EDUCAÇÃO DE SURDOS: REPOSITÓRIO DIGITAL HUET E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Português

Autores/as

  • Tania Chalhub INES
  • Ricardo Janoario INES

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50345

Palabras clave:

Repositório, Educação de surdos, Práticas pedagógicas

Resumen

As novas tecnologias têm contribuído para a criação de materiais didáticos mais adequados à educação de surdos, com uso de imagens e vídeos em Libras. A prática pedagógica com alunos surdos deve ser baseada em ações conjuntas, participativas, associadas à valorização da autonomia e acessibilidade. Ao mesmo tempo, deve reinterpretar referenciais teóricos, desvendar práticas sociais, ressignificar práticas pedagógicas, posicionar-se politica e socialmente. Neste contexto, a construção de um repositório digital para agregar e disponibilizar materiais para a educação de surdos envolveu surdos e ouvintes que trabalham com educação de surdos.  Professores e alunos devem apropriar-se destes materiais utilizando-os nas suas práticas educacionais, de forma criativa e coletiva, compartilhando informações.

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Biografía del autor/a

Tania Chalhub, INES

PhD Social Work (University of  Minnesota), Pós Doutorado em Ciência da Informação (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). Professora Adjunta do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Grupo de Pesquisa Acessibilidade e Inclusão na Educação de Surdos.

Ricardo Janoario, INES

Doutor em Serviço Social (UFRJ/The University of Texas), Pós-Doutorado Ciências da Educação (Universidad de La República Uruguay). Professor Adjunto do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos sobre Racismo e Surdez

Citas

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Publicado

2022-10-26

Cómo citar

Chalhub, T., & Janoario, R. (2022). ACESSO LIVRE E EDUCAÇÃO DE SURDOS: REPOSITÓRIO DIGITAL HUET E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Português. RevistAleph, 2(Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50345