DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO EM SANTA CATARINA: POLÍTICA, INDICADORES E IMPACTOS NA VIDA DAS MULHERES-MÃES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63398

Resumo

Este estudo aborda a educação infantil e do campo como direitos das crianças e das mulheres, bem como a obrigação do Estado brasileiro em promover igualdade de gênero. A pesquisa identifica e reflete sobre limites da efetivação dessas políticas e seus impactos na vida das mulheres rurais em Santa Catarina. A partir de pesquisa bibliográfica e documental (1988-2024), foram analisadas legislações e relatórios de execução, destacando a falta de efetivação, imprecisões nos documentos, fechamento de escolas rurais e desigualdades educacionais, afetando trabalho, escolaridade e tempo das mulheres.

Palavras-chave: Rural; Políticas Públicas; Educação Infantil do Campo; Mulheres.

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Biografia do Autor

Cibeli Borba Machado, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora  do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero/UNESC. Taxista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Giovana Ilka Jacinto Salvaro, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Pós-Doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP), Portugal. Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e dos cursos de graduação em Psicologia e Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Renato Cechinel, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico/UNESC; Mestre em Direito/UNESC. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estado Política e Direito – NUPED/UNESC. Taxista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Borba Machado, C., Ilka Jacinto Salvaro, G., & Cechinel, R. (2025). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO EM SANTA CATARINA: POLÍTICA, INDICADORES E IMPACTOS NA VIDA DAS MULHERES-MÃES. Revista Trabalho Necessário, 23(50). https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63398

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Artigos e Resenhas de Outras Temáticas