A TRAJETÓRIA DO PRONATEC E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS RELAÇÕES COM A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MUNDIAL

Autores

  • Danilma Silva
  • Dante Henrique Moura
  • Lincoln Moraes de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.16i30.p10092

Palavras-chave:

Política de educação profissional, pronatec, reforma do ensino médio.

Resumo

As reflexões aqui apresentadas fazem parte das discussões desenvolvidas no âmbito mais geral sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego). Esta atividade contempla várias dissertações e teses e busca compreender o sentido, o papel do Programa e as contradições que se apresentam com a implementação e as transformações no decorrer da sua trajetória. Assim, levantamos que, no atual momento, o Pronatec encontra-se aliado à Reforma do Ensino Médio e em coerência com as políticas de educação profissional a nível mundial. Portanto, evidenciamos uma maior consolidação da dualidade estrutural da educação.

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Publicado

2018-11-21

Como Citar

Silva, D., Moura, D. H., & de Souza, L. M. (2018). A TRAJETÓRIA DO PRONATEC E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS RELAÇÕES COM A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MUNDIAL. Revista Trabalho Necessário, 16(30), 183-206. https://doi.org/10.22409/tn.16i30.p10092