O RIO DOS TRABALHADORES - A educação do olhar e a fotografia como fonte histórica
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40506Palavras-chave:
História, Educação do Olhar, Memória, Rio de JaneiroResumo
“O Rio dos trabalhadores” é um vídeo documentário que pretende levar a um público ampliado, em linguagem atual e mais accessível, o trabalho acadêmico desenvolvido com estudantes, em cinco anos de pesquisa sobre fotografias de trabalho e de trabalhadores, em arquivos públicos e privados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Esperamos que a memória nele presente possa ser útil ao diálogo com os estudantes, com os movimentos sociais e os trabalhadores, favorecendo a afirmação de sua identidade e alimentando as lutas do presente “para não apagar o futuro”Downloads
Referências
BENCHIMOL, J. L. Pereira Passos: um Haussman tropical. A revolução urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: SMCTE-RJ, 1992.
CANCLINI, N. G. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
________. Consumidores e cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
CARVALHO, J. M. de. Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
CAVALCANTE, B. de. Beleza, limpeza, ordem e progresso. A questão da higiene na cidade do Rio de Janeiro, final do século XIX. Revista do Rio de Janeiro, UFF, Niterói (1):95-103, dez. 1985.
CHALOUB, S. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CIAVATTA, M. Memória, história e fotografia – Educando o trabalhador da grande “família da fábrica”. Anais. Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, (32): 72-91, 2000.
________. O mundo do trabalho em imagens – A fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP & A, 2002.
________. Apresentação. In: COSTA, Dora Henrique da. Luta e memória – O resgate de documentos das garras da Ditadura. Depoimento e Debate. Série Estudos NEDDATE, Universidade Federal Fluminense, Niterói, (3): 3-38, fev. 2003
EDMUNDO, L. O Rio de Janeiro de meu tempo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.
FRANCO, M. C. O mundo do trabalho em imagens. A fotografia como fonte histórica. conceitos fundamentais para a interpretação da imagem fotográfica. Série Estudos NEDDATE, UFF, Niterói, (2): 1-54, out. 2001.
FRANCO, M. C. O trabalho como princípio educativo - Uma investigação teórico-metodológica (1930-1960). Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1990 (Tese de Doutorado em Educação).
FRANCO, M. S. C. Homens livres na ordem escravocrata. São Paulo: Kayrós, 1983.
GOMES, A. de C. Burguesia e trabalho. Política e legislação social no Brasil 1917-1937. Rio de Janeiro: Campus, 1979.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 4a. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
HOBSBAWM, E. Mundos do trabalho. Novos estudos sobre história operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KOSIK, K. A dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
BARRETO, L. O subterrâneo do Morro do Castelo. Um folhetim de Lima Barreto. Organização de Beatriz Rezende. Rio de Janeiro: Dantes, 1997.
LOBO, F., FRANCO, M. C., FONTANIVE, N. e RIBEIRO, S. C. A escola de 2o. grau no Estado do Rio de Janeiro (Ou quando a maioria não conta para a construção da cidade). Educação e Seleção, (13): 79-126, 1986.
LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas, São Paulo, (4):1-18, 1978.
MARX, K. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
MORAES FILHO. E. de. Tratado elementar de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1960.
MOTTA, M. S. A nação faz 100 anos. A questão nacional do Centenário da Independência. Rio de Janeiro: FGV-CPDoc, 1992.
POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 3 (3): 3-15, 1989.
________ . Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 5, (10): 200-212, 1992.
SODRÉ, M. Reinventando a cultura. A comunicação e seus produtos. Petrópolis: Vozes, 1996.
THOMPSON, E.P. A formação da classe operária. II. A maldição de Adão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
TURAZZI, M. I. O progresso e a imposição da ordem: a engenharia, a indústria e a organização do trabalho na virada do século XIX ao XX. São Paulo, Marco Zero, 1989.
VELHO, G. Memória, identidade e projeto. Uma visão antropológica. Revista TB, 95 (119/126): 119-126, out-dez, 1988.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.