RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS: GÊNESE E REPERCUSSÕES SOBRE O TRABALHO E A CARREIRA DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46297Palavras-chave:
Trabalho e Educação, Lutas docentes, Carreira Docente, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)Resumo
O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) visa à concessão de uma equivalência à Retribuição por Titulação para fins de remuneração dos docentes do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Com base no método materialista histórico, analisamos documentos e entrevistas para resgatar o processo histórico de criação do RSC, focando na resistência e nos conflitos entre governos e sindicatos. Mais que um mecanismo de certificação de práticas docentes, o RSC é um dispositivo político que tende a desmobilizar a categoria docente e a institucionalizar a quebra da isonomia salarial.
Downloads
Referências
Florianópolis: Andes-SN, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/1Ks9WeH>. Acesso em: 22 nov. 2014.
_________. Carta aos parlamentares. Brasília, 13 de dezembro de 2012. Brasília: Andes-SN, 2012a. Disponível em: <http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-201270766.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2014.
_________. Greve expôs descaso do governo federal com o servidor público. Informandes, Brasília, DF, n. 14, 4-5, set. 2012b.
__________. Comunicado especial CNG/ANDES-SN. Avaliação do CNG/ANDES-SN 26/07/2012). Parte I - Análise preliminar dos “aspectos conceituais da proposta de reestruturação das carreiras docentes” e tabelas. Brasília: ANDES-SN, 2012c. Disponível em: <http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-923177430.pdf >. Acesso em: 29 ago. 2019.
ANTUNES, R. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
AZEVEDO, L. A.; COAN, M. O ensino profissional no Brasil: atender “os pobres e desvalidos da sorte” e incluí-los na sociedade de classes - uma ideologia que perpassa os séculos XX e XXI. In: Revista Trabalho Necessário. Ano 11, nº 16, 2013. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8449/6049>. Acesso em: 01 mar, 2017.
BACCIN, E. V. C. Reconhecimento de saberes e competências no Ensino Básico Técnico e Tecnológico: impactos sobre a carreira e o trabalho docente. 2018. 294f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/193593/PEED1331-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y>.
BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I: síntese (Portuguese). Washington, D.C.: World Bank Group. nov. 2017. Disponível em: <https://documents.worldbank.org/en/publication/documents-reports/documentdetail/884871511196609355/volume-i-s%c3%adntese>. Acesso em 28 jul,2019.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008b. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: <https://bit.ly/2dzI0vn>. Acesso em: 2 mar. 2013.
________. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Termo de acordo nº 04/2011. Define os termos do acordo resultante das negociações entre o Governo Federal e entidades representativas dos docentes das carreiras de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Magistério de Ensino Superior. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.
________. Lei nº 12. 772 de 28 de dezembro de 2012a. Dispõe sobre Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 31 dez. 2012, p. 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12772.htm>. Acesso em: 22 fev. 2013.
_________. Ministério da educação (MEC). Enquadramento, Certificação de Conhecimento Tecnológico e Retribuição por Titulação na Proposta de Reestruturação da carreira de EBTT. 2012b. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11174-certificacao-tecnologica-160712-pdf&category_slug=julho-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 out. 2014.
_______. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 4368/2012c. Autor: Poder Executivo. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.
_______. Ministério da Educação (MEC). Proposta de carreira para os docentes dos institutos federais apresentada pelo MEC em 24/07/2012d. Equivalência entre CCT e Titulação para fins de Retribuição por Titulação. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11234-a-reestruturacaodacarreira-ebtt&Itemid=30192>. Acesso em: 04 nov. 2015.
________. Ministério da Educação (MEC). Resolução nº 1, de 20 de fevereiro de 2014. Conselho Permanente Para Reconhecimento de Saberes e Competências. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, por meio de processo avaliativo especial. Disponível em: < http://www.lex.com.br/legis_25311834_RESOLUCAO_N_1_DE_20_DE_FEVEREIRO_DE_2014.aspx>. Acesso: 22 maio 2014.
________. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Portaria nº 17 de 11 de maio de 2016 – Publicada no DOU (Seção 01 - nº 91, sexta-feira, 13 de maio de 2016, p. 50-51). Estabelece diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2016a.
Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2017.
________. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dez. de 2016b. Altera o ato das disposições constitucionais transitórias, para instituir o novo regime fiscal, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm>. Acesso em: 09 de fevereiro de 2020.
BRUNS, B.; LUQUE, J. Professores excelentes: Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Grupo Banco Mundial. [S.l]: Banco Mundial, 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2014.
CARCANHOLO, M. D. Desafios e perspectivas para a América Latina do Século XXI. Argumentum, Vitória (ES), vol. 6, núm. 2, julio-diciembre, 2014, pp. 6-24. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/8207/6206>. Acesso em: 29 jun 2019.
CASIMIRO, F. A nova Direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2018.
CHESNAIS, F. Capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In: A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005, p.35-67.
CONIF. Presidente do Conif defende novas políticas para a carreira de técnico-administrativo. 2014. Disponível em: <http://www2.ifsp.edu.br/index.php/outras-noticias/52-reitoria/2631-conif-defende-novas-politicas-para-administrativos.html>. Acesso em: 04 jun. 2016.
DOMINIK, É. A carreira de 1987 (p. 59-74). In: A carreira docente EBTT. Aspectos específicos e legislação. 1° Edição. Bambuí-MG. 2017.
FONTES, V. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV; Editora da UFRJ, 2010.
FREITAS, H. C. L. de. Certificação de professores: regulação e desprofissionalização do trabalho docente. Adusp, São Paulo, nº 32, p. 43-52, abr. 2004. Disponível em: <https://www.adusp.org.br/files/revistas/32/r32a04.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2015.
GOULART, D. C. A greve dos professores das Universidades Federais. Uma luta contra a Universidade Pública para o capital e a Universidade do capital. Revista Debates, Sinpro Guarulhos, v. I, p. 13-40, 2012.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Civilização Brasileira. 3º edição. 1978.
__________. Cadernos do cárcere. Volume 1. Edição e tradução Carlos Nelson Coutinho; co-edição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
LUPATINI, M. Crise do capital e dívida pública. In: SALVADOR, Evilásio. et al. (org.). Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012. p. 59-92.
MACHADO, L. R. A Institucionalização da Lógica das Competências no Brasil. Pro-Posições (Unicamp), Campinas, v. 13, n.1, p. 92-110, 2002.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 3, vol. V, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.
MATTOS, M. B. Uma greve, várias lições. A greve das universidades federais no Brasil em 2012. Revista Iberoamericana de Educación Superior (RIES), México, UNAM-IISUE/Universia, vol. IV, n. 10, p. 135-142, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v4n10/v4n10a8.pdf>. Acesso: 10 ago. 2015.
RAMOS, M. N. Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SEKI, A. K. Financeirização do capital na educação superior: articulações entre a apropriação de parcelas do fundo público e a desregulamentação da educação nacional. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo. Anais v. 1. p. 1-13.2017, Niterói (RJ).
SILVA, M. R. da. Currículo e Competências: a formação administrada. São Paulo: Cortez, 2008.
SINASEFE. Carreira EBTT: síntese histórica e debate atual [2012a]. Material produzido pela Seção IFES-Espírito Santo. Disponível em: < http://www.sindsifce.com.br/arquivos/files/documentos/tutorial-carreira-3-1.pdf >. Acesso em: 17 Mar. 2013.
SHIROMA, E. O. Política de profissionalização: aprimoramento ou desintelectualização do professor? Intermeio (UFMS), Campo Grande, v. 9, n.17, p. 64-83, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.