RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS: GÊNESE E REPERCUSSÕES SOBRE O TRABALHO E A CARREIRA DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46297

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Lutas docentes, Carreira Docente, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)

Resumo

O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) visa à concessão de uma equivalência à Retribuição por Titulação para fins de remuneração dos docentes do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Com base no método materialista histórico, analisamos documentos e entrevistas para resgatar o processo histórico de criação do RSC, focando na resistência e nos conflitos entre governos e sindicatos. Mais que um mecanismo de certificação de práticas docentes, o RSC é um dispositivo político que tende a desmobilizar a categoria docente e a institucionalizar a quebra da isonomia salarial.

 

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

Baccin, E. V. C., & Shiroma, E. O. (2020). RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS: GÊNESE E REPERCUSSÕES SOBRE O TRABALHO E A CARREIRA DOCENTES. Revista Trabalho Necessário, 18(37), 365-389. https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46297