TRABALHO-EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA EM POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: A (RE)AFIRMAÇÃO DE MODOS DE VIDA COMO FORMAS DE RESISTÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52619

Resumo

Povos e comunidades tradicionais caracterizam-se por sua organização sendo a luta em defesa pelo território uma condição básica para garantir suas vidas. Em coexistência ao modo de produção capitalista, os povos e comunidades tradicionais têm o território como um ambiente simbólico, político e econômico entendido como o lugar para além de suas fronteiras geopolíticas. Para eles, o significado do território norteia a vida das pessoas e constroem valores em suas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Kennedy do Amaral Souza, Instituto Federal de Rondônia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Membro do NEDDATE- Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação, da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa sobre Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Atualmente é professor efetivo no IFRO- Instituto Federal de Rondônia- campus Colorado do Oeste. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, produção associada, saberes e experiência, agricultura familiar, antropologia rural, antropologia do campesinato, antropologia dos povos tradicionais e dinâmicas sócio-religiosas.

Referências

GODELIER, Maurice. Lo ideal y lo material: Pensamiento, economías, sociedades. Madri: Taurus Humanidades, 1989.

__________________. Comunidade, Sociedade, Cultura. Três modos de compreender as identidades em conflito. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2019.

THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

________________________. Folclore, antropologia e história social. In: NEGRO, Antônio Luigi; SILVA, Sérgio (orgs). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

TIRIBA, Lia e FISCHER, Maria Clara Bueno. Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes. In: Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 24, n. 56, p. 405-428, 2015.

TOLEDO, Víctor; BARRERA-BASSOLS, Narciso. Memória biocultural - a importância ecológica das sabedorias tradicionais. São Paulo: Expressão Popular. 2015.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

do Amaral Souza, W. K. (2022). TRABALHO-EDUCAÇÃO, ECONOMIA E CULTURA EM POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: A (RE)AFIRMAÇÃO DE MODOS DE VIDA COMO FORMAS DE RESISTÊNCIA. Revista Trabalho Necessário, 20(41), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52619