PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53419

Resumo

A pesquisa analisa a proposta do Projeto Somar, política que prevê a gestão compartilhada do ensino médio com organizações sociais privadas na rede estadual em Minas Gerais. O objetivo do estudo é analisar a experiência particular do projeto em questão, a fim de identificar formas de empresariamento e avanço do capital sobre o público. O texto, desenvolvido a partir do materialismo histórico e dialético entendido como método e aporte teórico, sinaliza para os limites, contradições e possíveis efeitos da política para todos os atores envolvidos no processo.

Palavra-chave: Projeto Somar. Reforma Empresarial. Privatização. Gestão. Qualidade.



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Biografia do Autor

Tiago Fávero de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Professor do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Fávero de Oliveira, T. (2022). PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-23. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53419