ESTADO AMPLIADO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53532

Resumo

O objetivo central do texto é analisar a força da ação empresarial na educação, em expansão e em constante luta de classes, por meio dos seus Aparelhos Privados de Hegemonia e suas Frentes Móveis de Ação. Assim, a partir dos fundamentos do materialismo histórico-dialético e da pesquisa documental é possível expor o processo articulado de Empresariamento da educação pública no atual estágio de desenvolvimento capitalista. Conclui-se que as estratégias empresariais para a disseminação do seu ideário têm centrado nas políticas educacionais para expansão dos seus negócios.
Palavra-chave: Aparelhos Privados de Hegemonia; Fundação Lemann; Educação.

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Biografia do Autor

Adriana Medeiros Farias, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Paraná/Brasil.

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Farias, A. M. (2022). ESTADO AMPLIADO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53532