PL 1.603/1996: O JOGO IDEOLÓGICO E ECONÔMICO DA EDUCAÇÃO DOS MAIS POBRES NO BRASIL NEOLIBERAL

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57608

Resumo

O estudo das políticas públicas para o ensino médio e educação profissional tem sido um dos objetos privilegiados pelo GT 9 da Anped, ao longo da sua história. Nesse momento histórico que estamos vivendo, em que políticas de ensino médio e educação profissional e tecnológica têm sido formuladas sem o necessário debate com as entidades representativas dos trabalhadores, professores, pesquisadores e estudantes, o resgate de outros momentos em que essa mesma estratégia foi utilizada para impor diretrizes curriculares que aprofundam a desigualdade da oferta em prejuízo da classe trabalhadora, é um movimento necessário. Isso porque o passado nos ajuda a compreender o presente, que por sua vez traz anúncios do futuro, reforçando a necessidade do enfrentamento das políticas estabelecidas de forma autoritária que desqualificam a educação disponibilizada para os que vivem do trabalho, com o que se aprofundam as diferenças de classe.

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Biografia do Autor

Acácia Kuenzer, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP). Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Paraná. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/IFRN) - Brasil, área Trabalho e Educação.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Kuenzer, A. (2023). PL 1.603/1996: O JOGO IDEOLÓGICO E ECONÔMICO DA EDUCAÇÃO DOS MAIS POBRES NO BRASIL NEOLIBERAL. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-12. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57608