MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E LUTA PELO RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE BARRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.62532

Resumo

Este artigo aborda aspectos da luta pelo reconhecimento e titularidade estatal do território quilombola de Barra, localizado no Município de Rio de Contas, Bahia. O objetivo é analisar de que forma o trabalho educativo e a memória coletiva contribuíram no processo de reconhecimento oficial do território e da construção da identidade negra-quilombola entre os moradores do quilombo de Barra. Nesse sentido, analisamos, a partir de fontes orais e escritas, aspectos da trajetória desse processo histórico de legalização do território e da construção do ser quilombola.

Palavras-Chave: Memória, cultura, Quilombo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Maria Silva São José, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Géssica Maria Silva São José, natural de Rio de Contas Bahia, nascida no dia 12 de Janeiro de 1995 (29 anos) é historiadora, formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2021). Atualmente Géssica é mestranda em Memória: Linguagem e Sociedade também pela UESB. Ativista social, negra, feminista, desde a graduação suas pesquisas foram direcionadas ao feminismo negro e a educação contra-hegemônica no Brasil. Cursa Psicopedagogia na Faculdade Sudoeste (FASU) Vitoria Da Conquista-BA. Extensão universitária em Curso de Formação Feminista Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitoria da Conquista. Tem artigo publicado: Mulher Quilombola: Trajetória e Memórias de Bezinha. In: Luzi Borges; Marise de Santana; Washigton Nascimento. (Org.). Narrativas Ancestrais. 1ed. RIO DE JANEIRO: AUTOGRAFIA, 2022, v. 1, p. 195-222. Resumo Expandido publicado e apresentado: EDUCAÇÃO, LUTA E RESISTÊNCIA NO QUILOMBO DE BARRA EM RIO DE CONTAS-BA. In: CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE, no XIV Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico da UESB e XII Seminário Nacional/II Internacional do HISTEDBR/UNICAMP, intitulados CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E LUTAS DE CLASSES: DESAFIOS E PERPECTIVAS, 2022, Vitória da Conquista.

Cláudio Félix dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em historia pela Universidade de Pernambuco (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( UESB) onde leciona nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade. É Pesquisador do Museu Pedagógico/UESB: grupo de pesquisa História e Memória das ideias e práticas pedagógicas Contra-Hegemônicas. Visando a contribuir com o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolve e orienta pesquisas no campo da memória e história da educação com foco nas organizações de trabalhadores; bem como da relação memória, história e ensino de história.

Referências

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. revista. São Paulo: Brasiliense, 2016.

CAPINAN, U. O quilombo que remanesce: estudo de caso acerca dos impactos da política pública de certificação e de titulação do território sobre a identidade étnica dos quilombos remanescentes Barra e Bananal em Rio de Contas, Bahia. 2009. 205f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – UFBA, Salvador.

GRAEFF, N. Os ritmos da roda: tradição e transformação no samba de roda. 1º Ed. Salvador: EDUFBA, 2015.

MARTINS; M. A.; MESSEDER, M. L. Arraiais de Rio de Contas: uma comunidade de cor. Caderno CRH. Suplemento, Salvador, 1991. Disponível em: file:///C:/Users/cefsa/Downloads/18841-Texto%20do%20Artigo-63845-1-10-20070320.pdf. Acesso em 14 de outubro de 2024.

NASCIMENTO, M. B. do. Escravismo, fugas e quilombos. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras: Beatriz Nascimento. São Paulo: ZAHAR, 2021.

NASCIMENTO, M. B. do. Movimento negro e cultura. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras: Beatriz Nascimento. ZAHAR. São Paulo, 2021.

NASCIMENTO, M. B. do. O quilombo como sistema alternativo. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras: Beatriz Nascimento. São Paulo: ZAHAR, 2021.

PEREIRA, C. da S.; OLIVEIRA, A. M. de. A titulação coletiva de terras quilombolas e os conflitos por direitos territoriais no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. In: Ateliê Geográfico - Goiânia-GO, v. 13, nº 1, abr/2019.

Pr Àwúre - Promove o respeito à identidade, diversidade e pluralismo dos povos originários e comunidades tradicionais, Brasília: Projeto Àwúre, 2019. Disponível em: https://www.awure.com.br/fundador-do-movimento-negro-unificado-ex-deputado-luiz-alberto-morre-aos-70-anos/. Acesso em 05 de março de 2024.

SÃO JOSÉ, G. M. S. Mulher quilombola: trajetória e memórias de Bezinha. 2021.70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – UESB, Vitória da Conquista.

SÃO JOSÉ, G. M S. O trabalho da memória e da educação na luta pelo reconhecimento do quilombo de Barra em Rio de Contas - BA. 2024.135f. Dissertação (Mestrado em Memória) – UESB, Vitória da Conquista.

SANTOS, C. E. F. Relativismo e escolanovismo na formação do educador: uma análise histórico-crítica da licenciatura em educação do campo. 2011. 268f. Tese (Doutorado em Educação) – UFBA, Salvador.

SANTOS, M. A falta de voz quilombola no canto brasileiro: as consequências da desvalorização da terra quilombola pelo estado brasileiro. Independent Study Project (ISP) Collection. Rio de Contas, 01-39, 2005. Disponível em: https://digitalcollections.sit.edu/isp_collection/467 Acesso em 14 de outubro de 2024.

SERPA, D. Lugar de preto x lugar de branco. Soweto à Brasileira. Marie Claire, nº 49, Rio de Janeiro, abril de 1995.

SILVA, V. P. Deslocamentos e histórias de vida: trajetória da comunidade quilombola Riacho das Pedras atingida pela construção da barragem Luiz Vieira em Rio de Contas - BA. 2009. 164f. Monografia (Terapia Ocupacional) – USP, São Paulo.

TIRIBA, L. Modo(s) de vida e modos de produção da existência humana: ensaio teórico-metodológico. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, nº 2, 2021.

VIANA, Elaine M. S.; SANTOS, Claudio Felix dos. Política de formação de professores leigos na ditadura civil-militar e a memória de educadores no sertão da Bahia (1967 – 1983). Tempos Históricos, [S. l.], v. 22, nº 2, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/19565. Acesso em 14 de outubro de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Silva São José, G. M., & Félix dos Santos , C. E. . . (2024). MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E LUTA PELO RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE BARRA. Revista Trabalho Necessário, 22(49), 01-18. https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.62532

Edição

Seção

Artigos - Outras Temáticas