PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SER SOCIAL QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS DA CLASSE TRABALHADORA ALARGADA NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65710Resumo
Trata-se de alguns resultados de pesquisa realizada entre 2020-2024, ancorados no método dialético materialista histórico, decorrente do curso de doutoramento do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia/UFPA. Caracterizados na experiência das lutas das trabalhadoras/es da Terra ao construir modos de vida centrados no trabalho ontológico, na contradição com o capitalismo e ao compor a classe trabalhadora em seu fazer-se alargada, construiu evidências através do Quilombolar-se em Mocajuba/PA, Amazônia região Tocantina, de outras lutas rumo à construção de outro mundo necessário.
Palavras-chave: Processos de formação; Educação Quilombola; Classe trabalhadora alargada
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. As matrizes pedagógicas da educação do campo na perspectiva da luta de classes. O protagonismo dos Movimentos Sociais do Campo, Anais..., UFPR, 2006.
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.
BISBO, Antônio dos Santos et. al, (orgs.). Composto de Escola: comunidades de sabenças vivas. São Paulo: N-1 edições, 2022.
BISBO, Antônio dos Santos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: UBU Editora; São Paulo: PISEAGRAMA, 2023.
BOGO, Ademar. Identidade e luta de classes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
CABRAL, Amílcar. Amílcar Cabral: discursos anticoloniais. São Paulo: Expressão Popular, 2024.
FANON, Franz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo Dependente e a Classes Sociais na América Latina. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GONZÁLEZ, Lélia. Cultura, etnicidade e trabalho: efeitos linguísticos e políticos da exploração da mulher. In: MARTUSCELLI, Enrico Danilo; SILVA, Jair Batista da (orgs.). Racismo, Etnia e Lutas de Classes no Debate Marxista. Chapecó: Ed. dos Autores, 2021.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a Organização da Cultura. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
GRAMSCI, Antonio. Caderno do Cárcere: introdução ao estudo da Filosofia de Benedetto Croce. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.
HOBSBAWN, Eric, J. Mundos do Trabalho: novos estudos sobre a História operária. Tradução Waldea B. e Sandra B. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
LUXEMBURGO, Rosa. Reforma Social ou Revolução (1899). In: LOUREIRO, Isabel (org.). Rosa Luxemburgo e o Protagonismo das Lutas de Massa. São Paulo: Expressão Popular, 2018a.
MARX, Karl. A ideologia alemã. 3. ed. Lisboa: Martins Fontes, 1976. v. 1, v. 2.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Por um socialismo Indo-Americano: Ensaios escolhidos. Tradução Luiz Sérgio Henrique. São Paulo: Expressão Popular, 2023.
MÉSZÁROS, István. Educação para além do Capital. Tradução Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2016.
MIRANDA, Ellen R. da Silva; GARCÍA, Jesús Jorge Perez. Putiruns Quilombolas: Experiências Pretagógicas nos Processos de Implementação da Resolução 08/2012 em Mocajuba. Revista Afros & Amazônicos, Rondônia, 2022.
NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 2. ed. Brasília: Fundação Cultural Palmares; Brasília: OR editorial, Produtor Independente, 2002.
PAIVA, José Carlos de Paiva. Este tempo em que vivemos precisa de nossa atenção e de nossa interferência: o exemplo da luta das comunidades quilombolas. In: SILVA, Givânia Maria et al (orgs). Educação Quilombola: territorialidades, saberes e as lutas por direitos. São Paulo: Jandaíra, 2021.
PRASHAD, Vijay. Introdução. In: PRASHAD, Vijay (org.). HÔ CHÍ MINH: Textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2023. pp.11-52.
SOUZA, Bárbara Oliveira; SILVA, Givânia Maria. Introdução. In: SILVA, Givânia Maria et al. Educação Quilombola: territorialidades, saberes e as lutas por direitos. São Paulo: Jandaíra, 2021.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica do pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987. v.1.
TIRIBA, Lia. Trabalho-Educação, Modos de Vida e Estrutura de Sentimentos em comunidades tradicionais. In: Anais do 16° Colóquio Nacional e 7° Colóquio Internacional do Museu Pedagógico da UESB, Vitória da Conquista, 2022. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/cmp/article/viewFile/10901/10705. Acesso em 10 de junho de 2023.
TIRIBA, Lia; FISCHER, Maria Clara Bueno. Aprender e ensinar a autogestão: espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente. In: TIRIBA, Lia. Reprodução ampliada da vida e espaços tempos de produção não capitalista. Marília: Lutas Anticapital, 2023.
VENDRAMINI, Celia Regina. O fazer-se da classe trabalhadora: migrações campo-cidade. In.: ALVES, Ana Elisabeth Santos; TIRIBA Lia (orgs.). Cios da Terra: sobre trabalho, cultura, produção de saberes e educação do campo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2022.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Tradução André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.