O ANTIRRACISMO DE APARÊNCIA: DA NEGAÇÃO GLOBAL AO RECONHECIMENTO SINGULAR E OPORTUNISTA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66137Resumo
A ampliação do debate sobre as desigualdades raciais aumentou a pressão por maior equidade nas instituições, fazendo com que elas passassem a adotar políticas antirracistas. No entanto, algumas não possuem intenção de mudar as relações raciais e adotam um antirracismo de aparência. A ampliação da diversidade tem sido a principal ação adotada e, quando ocorre nesse contexto, pode trazer repercussões negativas para trabalhadores e trabalhadoras. O objetivo é discutir como o antirracismo é usado para ocultar o racismo institucional.
Palavras-chave: Racismo; Antirracismo; Hegemonia; Ideologia; Capitalismo.
Downloads
Referências
BARBOSA, R. B. C. Negro Drama: o racismo como determinante social no trabalho e na saúde. 2024. 141f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - FIOCRUZ, Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/66473/raphael_barreto_conceicao_barbosa_ensp_dout_2024.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em 1 de novembro de 2024.
CARVALHO, C. M. P; MORAES, V. L. S. Relatório blackwashing: as corporações estão engajadas na pauta racial? Coordenação Camila Maranha Paes de Carvalho, Vitória Lucia Silva de Moraes. São Paulo: ACT Promoção da Saúde, 2023. 112p. Disponível em: https://actbr.org.br/uploads/arquivos/RELATORIO-BLACKWASHING-ficha.pdf. Acesso em 14 de novembro de 2024.
CAVALLINI, M. Apenas 4 dos 500 CEOs listados em ranking das maiores empresas do mundo são negros. G1, 22 de novembro de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2022/11/22/apenas-4-dos-500-ceos-listados-em-ranking-das-maiores-empresas-do-mundo-sao-negros.ghtml. Acesso em 10 de novembro de 2024.
CORRÊA, Laura Guimarães; MORENO FERNANDES, Pablo; FRANCISCO, Rafael Pereira. Antirracismo de marca e o caso “não vamos esquecer”. In: PEREZ, Clotilde et al. (Orgs.). XI Propesq PP Light Plus: Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda [recurso eletrônico]: artigos completos selecionados. São Paulo: ECA-USP, 2022. p. 486-500. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003107028. Acesso em 9 de janeiro de 2025.
FANON, F. Racismo e Cultura. Revista ConvergênciaCrítica, n. 13, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/convergenciacritica/article/download/38512/22083/130009. Acesso em 1 de novembro de 2024.
GOV.BR – Governo do Brasil. Infográfico. Percentual de Pessoas Negras (Pretas/Pardas) em Cargos Comissionados. 29 de fevereiro de 2024. Disponível em:https://www.gov.br/servidor/pt-br/observatorio-de-pessoal-govbr/infografico-percentual-de-pessoas-negras-pretas-pardas-em-cargos-comissionados. Acesso em 6 de dezembro de 2024.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Vol. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MANOEL, J. As ilusões da representatividade: o antirracismo de mercado. Brasil: Canal Jones Manoel, 2019. 1 vídeo (11:12 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qpUHnS4KMzY. Acesso em 21 de novembro de 2024.
MPT-RS (Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul). MPT-RS emite parecer sobre ação em face da Ável Corretora e da XP Investimentos. Brasil: MPT-RS, 2021. Disponível em: https://www.prt4.mpt.mp.br/procuradorias/prt-porto-alegre/11594-mpt-rs-emite-parecer-sobre-acao-em-face-da-avel-corretora-e-da-xp-investimentos. Acesso em 02 de janeiro de 2025.
MOURA, C. O Negro, de bom escravo a mau cidadão? Rio de Janeiro: Conquista, 1977.
MOURA, C. O racismo como arma ideológica de dominação. Revista Princípios, n. 34, p. 28-38, 1994.
OLIVEIRA, L. Sim para a diversidade, não para os diversos! Como o discurso inclusivo esconde o racismo institucional. Revista Afirmativa. 27 nov 2024. Disponível em: https://revistaafirmativa.com.br/sim-para-a-diversidade-nao-para-os-diversos-como-o-discurso-inclusivo-esconde-o-racismo-institucional/. Acesso em: 28 nov 2024.
QUEIROZ, M. Clóvis Moura e Florestan Fernandes: interpretações marxistas da escravidão, da abolição e da emergência do trabalho livre no Brasil. RFM, v. 2, n. 4, p. 254–280, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/11139.
RESENDE, V. L; COVALESKI, R. L. O Antirracismo como estratégia de marca: o posicionamento do Carrefour em confronto com a prática cotidiana. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 54–75, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21831. Acesso em 9 de janeiro de 2025.
SILVA, Y. M. Antirracismo cordial: o modismo de acadêmicas/os brancas/os no movimento antirracista. In: SILVA, Yasmin Maciane; MESQUITA, Marcos Ribeiro; HÜNING, Simone Maria (Orgs.). Antirracismo cordial: das dinâmicas institucionais às alianças político-afetivas. Maceió: Edufal, 2023. p. 13-45. Disponível em: https://www.edufal.com.br/Produtos/Detalhes/514192. Acesso em 10 de dezembro de 2024.
O GLOBO. XP fecha acordo com Educafro após polêmica de foto só com pessoas brancas. Rio de Janeiro, 26 maio 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2022/05/xp-fecha-acordo-apos-polemica-de-foto-so-com-pessoas-brancas.ghtml. Acesso em 02 de janeiro de 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.