LUKACSIAN AESTHETICS AND HUMAN DEVELOPMENT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67269

Abstract

In this text we consider the teaching of dance in its artistic manifestation as a promoter of human development from a materialist ontological position, supported by the work Aesthetics of the Hungarian thinker György Lukács. Contrary to the existence of a supposed human vocation for art, we defend the necessary approximation of the subjects to the relationships and links that make up dance activity, considering their deployments in the field of teaching. Through the engagement of the subjects in the space of artistic composition, we reveal the possibilities of the development of aesthetic thought.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Bruna Carolini De Bona, Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF)

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2013) e Mestrado em Educação pela mesma Universidade (2016), tendo por linha de pesquisa - Educação e Produção de Conhecimento nos Processos Pedagógicos. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2018), pela Linha Trabalho e Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola (GEPEFE/UNESC - Criciúma) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica (GEPOC/UFSC - Florianópolis). É professora efetiva da rede municipal de Florianópolis (2022), atuando como professora de Educação Física nas séries inicias do Ensino Fundamental.

  • Patricia Laura Torriglia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Possui graduação em Ciencias de La Educación - Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (1992), Mestrado em Educação (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pós-Doutorado no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (bolsista CAPES - programa Estágio Sênior no Exterior) (2015) e na Faculdade de Educação/PPG-Educação UFF (2016). Atualmente é professora Titular no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) e do Programa de Pós-Doutorado em Educação (PPGE) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Grupos de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC-UFSC). Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Humana, formação de professores, processos e organização educacional, fundamentos da Educação, questões teórico-metodológicas da pesquisa em educação, Estética, produção de conhecimento, ontologia crítica, teoria histórica cultural, entre outras.

References

BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 3ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008.

BONA, Bruna Carolini de. O gesto coreográfico como síntese criativa entre a intenção evocativa e os elementos cênicos: a composição em dança com base na estética de Lukács, 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BREGOLATO, Roseli A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2000.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.1. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966a.

LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.2. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966b.

LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social 2. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-filosóficos. 4ª reimp. São Paulo: Boitempo, 2010.

NANNI, Dionísia. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Sprint. 2002.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 677-690, 2018.

NETTO, José Paulo. Apresentação. Lukács: o longo caminho até a Estética. In: Lukács, György. Estética: a peculiaridade do estético, volume1. Boitempo, São Paulo: 2023.

ORTIGARA, Vidalcir; MÜLLER, Ricardo Gaspar. Prefácio. In: Torriglia, P. L. (Org.). Ontologia Crítica: e os diferentes objetos na pesquisa educacional. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2018.

OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.

SANTOS, José Deribaldo Gomes. Estética em Lukács: a criação de um mundo para chamar de seu. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

TORRIGLIA, Patrícia Laura; CISNE, Margareth Feiten. A vida cotidiana da escola expressa um cotidiano? Aproximações ontológicas em debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 996-1.012, jul./set. 2017.

TORRIGLIA, Patricia Laura. Primeiras aproximações ao ser do reflexo: a vida cotidiana como terreno fundante do processo de conhecimento. In: Torriglia, P. L. (Org.). Ontologia Crítica: e os diferentes objetos na pesquisa educacional. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2018.

Torriglia, Patricia Laura. Processo de conhecimento: questões do método, formação humana e vida cotidiana. Seminário. III Escola Sertaneja de Marxismo. realizada nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025, na Eco-Pousada Mosteiro da Santa Cruz – Dom Maurício, Serra do Estevão. Quixadá. Organizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central (LAPPS) e pelo Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES). Universidade Estadual do Ceará (UEC). 2025.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

VIGOTSKI, Lev S. Problemas de defectologia. Tradução e revisão técnica: Zóia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

Published

2025-12-10

Issue

Section

Artigos do Número Temático

How to Cite

LUKACSIAN AESTHETICS AND HUMAN DEVELOPMENT. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-20. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67269