O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA

Authors

  • Paulo Sergio Tumolo

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.1i1.p2919

Abstract

O texto tem como finalidade analisar criticamente a concepção do trabalho como princípio educativo, que tem sido utilizada para fundamentar propostas de educação dos mais importantes movimentos sociais brasileiros, tais como o MST e a CUT. À luz da contribuição teórica oferecida por Marx, sobretudo em O Capital, discute o significado das três categorias fundantes de trabalho - trabalho concreto, trabalho abstrato e trabalho produtivo -, bem como a relação de contradição que ocorre entre elas, e demonstra que, se o trabalho, numa forma social genérica, é o elemento determinante na constituição da própria natureza humana, no capitalismo a construção do gênero humano, por intermédio do trabalho, se dá pela sua destruição, sua emancipação se efetiva pela sua degradação, a afirmação de sua condição de sujeito se realiza pela negação desta mesma condição, sua hominização ocorre pela produção de sua reificação. No limite, trata-se da constituição do fetiche do capital - o capital que se subjetiviza ou se hominiza reificando as relações sociais e o ser social. Dado o conjunto de argumentos apresentados, o texto questiona o trabalho como princípio educativo como proposta de uma estratégia político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora

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Published

2021-02-25

How to Cite

Tumolo, P. S. (2021). O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA. Revista Trabalho Necessário, 1(1). https://doi.org/10.22409/tn.1i1.p2919

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Section

Artigos do Número Temático