OCUPAÇÃO E CONTRA OCUPAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS: O CARÁTER POLÍTICO-EDUCATIVO DA MOBILIZAÇÃO COLETIVA

Authors

  • Sérgio Paulo Morais
  • Denise Nunes De Sordi
  • Douglas Gonsalves Fávero

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29372

Keywords:

Ocupações de escolas, Organização coletiva, Organização escolar, Estudantes secundaristas.

Abstract

Este artigo analisa a dimensão formativa de caráter político-educativo que emergiu a partir da experiência de estudantes que ocuparam escolas públicas em Uberlândia (MG), no ano de 2016. Evidenciamos, a partir da história oral, as formas como a organização individual e coletiva foram interpretadas no contexto da totalidade social. Em virtude do momento da produção das entrevistas e da não completude da própria pesquisa, focaremos, com mais precisão, em consciências reveladas durantes os atos de protestos e as relações com as instituições de ensino. Desse modo, apresentamos como ocorreu o movimento de ocupação e contra ocupação das escolas e o processo educativo vivido pelos ocupantes, que a partir da ação direta promoveram um processo de penetração e compreensão das estruturas sociais.

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Published

2019-07-04

How to Cite

Morais, S. P., De Sordi, D. N., & Fávero, D. G. (2019). OCUPAÇÃO E CONTRA OCUPAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS: O CARÁTER POLÍTICO-EDUCATIVO DA MOBILIZAÇÃO COLETIVA. Revista Trabalho Necessário, 17(33), 138-161. https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29372