PAUL SINGER E A PEDAGOGIA DA AUTOGESTÃO NA ECONOMIA SOLIDÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38048Keywords:
Paul Singer, Economia Solidária, Autogestão, Democracia, PedagogiaAbstract
A economia solidária como estratégia político-pedagógica em prol da democracia e de outro projeto societário esteve presente na agenda do movimento de economia solidária. Não por acaso, sempre foi compreendida como uma perspectiva real de transformação da realidade social por aquele que foi a maior referência de economia solidária no Brasil: Paul Singer. Este artigo propõe traçar os esforços teóricos, políticos e práticos que Paul Singer desenvolveu ao longo de sua trajetória pessoal e profissional para contribuir no avanço da autogestão e da economia solidária, entendida como ato pedagógico e como estratégia de desenvolvimento.Downloads
References
ADAMS, T. SANTOS, A. M. Economia Solidária: um espaço peculiar de educação popular. In: STREC, D. ESTEBAN, M (orgs). Educação Popular. Lugar de construção social coletiva. São Paulo: Vozes, 2013.
CUNHA, G. SANTOS, A, M. Economia solidária e pesquisa em ciências sociais: Desafios epistemológicos e metodológicos. In: HESPANHA, P. SANTOS, A. M (orgs.), Economia Solidária: Questões Teóricas e Epistemológicas. Coimbra: Almedina, 2010.
FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Histórico – Do Fórum Social Mundial ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Disponível em http://www.fbes.org.br, 2005.
. A experiência de gestão e organização do Movimento de Economia Solidária no Brasil. Brasília: FBES, Secretaria Executiva, 2006.
LOWY, M. Rosa Luxembourg, l”etincelle incendiaire. essais. le temps des Cerises. Paris, 2018.
LUXEMBURGO, R.. A acumulação do Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
MANTEGA, G; REGO, J. M. Conversas com economistas brasileiros. São Paulo: Editora 34, v. 2, 1999.
NOVAES, H. Mundo do trabalho associado e embriões de educação para além do Capital. Marilia: Editora Lutas anticapital, 2018.
NASCIMENTO, C. Rosa Luxemburgo e Solidarnosc. Rio de Janeiro: Loyola, 1986.
. Autogestão na Pedagogia. Ensaios. IEEP. SP, 2011.
. Experimentação autogestionária: autogestão de pedagogia e
pedagogia da autogestão. In: Trabalho, educação e reprodução social. Bauru: Práxis, 2013.
. A educação em economia solidária (pedagogia e autogestão). Texto para debate em Oficina do Projeto Redes de Cooperação solidária. ADS-CUT/SENAES. Disponível em: www.claudioautogestao.com.br, 2014.
. Referenciais metodológicos de formação e assessoria técnica em economia solidária. Brasília: REDE CFES, 2016.
PINSKY, C. Pássaros da Liberdade: jovens, judeus e revolucionários no Brasil. São Paulo: Contexto/Fapesp, 2000.
SANTOS, A.M. NASCIMENTO, C. Paul Singer: Democracia, Economia e Autogestão.
Marilia: Lutas Anticapital, 2018.
. O movimento de economia solidária no Brasil e os dilemas da organização popular. Rio de Janeiro: Tese de doutorado UERJ, 2010.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA/MTE. Plano de Ação 2004.
Brasília: MTE, SENAES, 2004a.
. Termo de Referência do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária. Brasília: MTE, SENAES, 2004b.
. Atlas da Economia Solidária no Brasil 2005. Brasília: MTE, SENAES, 2006a.
. Anais da I Conferência Nacional de Economia Solidária. Brasília: MTE-MDA- MDS, 2006b.
. Documento final da Conferência Temática de economia solidaria e autogestão.
Brasília: MTE, SENAES, 2014.
. Projeto de promoção de desenvolvimento local e economia solidaria. Brasília: MTE/SENAES, 2006c.
SINGER, P. O que é o Socialismo hoje? Petrópolis: Vozes, 1980.
. Uma utopia militante. Repensando o socialismo. Petrópolis: Vozes, 1998.
. Oito hipóteses sobre a implantação do socialismo via autogestão. Revista Temporales. FFLCH/UFSP, 1999.
. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Perseu Abramo, 2002.
. Economia Solidária. In: CATTANI, Antonio David (Org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz, 2003.
. A economia solidaria como ato pedagógico. In: KRUPPA, Sonia (org). Economia Solidaria e educação de jovens e adultos. INEP, Brasília, 2004.
. Entrevista com Paul Singer. In: LOUREIRO, I (org.). Socialismo ou Barbarie. Rosa Luxemburgo no Brasil. Instituto Rosa-Luxemburg-Stifung. São Paulo, 2008.
. É possível levar o desenvolvimento a comunidades pobres. In: Ensaios sobre Economia Solidária. Coimbra: ALMEDINA, 2018.
SINGER, P; MACHADO, J. Economia Socialista. São Paulo: Perseu Abramo, 2000.
; SCHIOCHET, V. La construcción de La economia solidária como alternativa ao capitalismo. In: CORAGGIO, J.Luiz (org.). Economia social y solidaria em movimento. Buenos Ayres: Clacso/IAEN, 2016.
TIRIBA, L. FISCHER M. C. Saberes do Trabalho Associado. In Cattani, A.; Laville, J.L.; Gaiger, L. I.; Hespanha, P. (orgs.), Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 2009.
; PICANÇO, I. Trabalho e educação: arquitetos, abelhas e outros tecelões da economia popular solidaria”. Aparecida/São Paulo: Ideias e Letra, 2004.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.