O TRABALHO NA PRÁXIS FORMATIVA DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PELA E PARA A CLASSE TRABALHADORA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38136

Keywords:

Trabalho, Escola Nacional Florestan Fernandes, MST, Formação Política.

Abstract

O objetivo deste artigo é refletir sobre o método formativo da Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF, uma escola coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, e que tem como principal papel a formação de militantes, quadros e dirigentes de movimentos e organizações populares do Brasil e outros países. A ENFF assume a concepção marxista de construção e socialização do conhecimento e o trabalho como principal sustentáculo (MARX, 1987) que, por sua vez, encontra-se orientado pela Pedagogia Socialista (PISTRAK, 2009), na Educação Popular (FREIRE, 2005) e na Pedagogia do Movimento (CALDART, 2004). 

Downloads

Download data is not yet available.

References

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

BASTOS, P. N. MST e Escola Nacional Florestan Fernandes: formação, comunicação e socialização política. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.40, n.2, p.129-142, maio/agosto de 2017.

DUARTE, N. Educação Escolar e Formação Humana omnilateral na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. In: LOMBARDI, J.C. (org.). Crise capitalista e educação brasileira. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2016.

ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES. Memória do Processo de Construção da ENFF. Guararema/SP, 2005.

. Projeto Político Pedagógico da ENFF. Guararema/SP, 2012.

. Projeto Político Pedagógico da ENFF. Guararema/SP, 2017.

FERNANDES, F. A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaio de interpretação Sociológica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara. 3a edição, 1987.

. O que é a Revolução. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FERNANDES, B. M. A formação do MST no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 49ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GUEVARA, C. Textos Revolucionários de Che Guevara. São Paulo: Editora Global, 2009.

MARIANO, A. S. Ensaios da Escola do Trabalho no contexto das lutas do MST: a proposta curricular dos ciclos de formação humana com complexos de estudo, nas Escolas Itinerantes no Paraná. 2016, 206f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNICENTRO, Guarapuava, 2016.

MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973.

. O capital: Crítica da economia política. 11.ed. São Paulo: DIFEL, 1987. Livro Primeiro volume I.

. & ENGELS, F. Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MINTO, L. W. A Escola Nacional Florestan Fernandes: origens históricas e concepções teórico-práticas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 65, p.310-327, out 2015.

MST. Campanha de Construção da Escola Nacional do MST. Caderno de Formação n.29. São Paulo: Secretaria Nacional do MST, 1998.

. Construindo o caminho. São Paulo: Secretaria Nacional do MST, 2001

. Dossiê MST Escola: documentos e estudos 1990-2001. Ed. especial. Caderno de educação, n.13, Veranópolis/RS: Iterra, 2005.

OCTÁVIO, I. (Org) Florestan Fernandes: Sociologia Crítica Militante. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

PIZETTA, A. M. J. A construção da Escola Nacional Florestan Fernandes: um processo de formação efetivo e emancipatório. Revista Libertas, Juiz de Fora, MG, ed. especial, p. 24- 47, fev. 2007a.

. A formação política no MST: um processo em construção. Buenos Aires: Clacso, 2007b.

PRINCESWAL, M. MST e a proposta de formação humana da Escola Nacional Florestan Fernandes: uma síntese histórica. 2007, 215f. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: UERJ, 2007.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1984. SILVA, M. 2019 será sinônimo de luta e resistência. 30 de dezembro de 2018. Disponível em: .

TSE, M. T. O Livro Vermelho. São Paulo: Martin Claret, 2002

Published

2019-09-26

How to Cite

Mariano, A. S., & Lombardi, J. C. (2019). O TRABALHO NA PRÁXIS FORMATIVA DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PELA E PARA A CLASSE TRABALHADORA. Revista Trabalho Necessário, 17(34), 80-104. https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38136