Review of POMPEIA, Caio. Formação política do agronegócio. São Paulo: Elefante, 2021, 388 p.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52759

Abstract

É provável que o leitor já esteja familiarizado com a série de afirmações de que o “agro” é “tech”, “pop” e “tudo”, presente em propagandas, reportagens e falas de especialistas e políticos vinculados ao setor. Trata-se, como aponta Caio Pompeia em seu muito oportuno livro Formação política do agronegócio, de uma “sinédoque política” que projeta “um imaginário superenglobante do agronegócio” e permite “justificar o pacto da economia política que se aprofundava” a partir de 2016 (p. 308), quando a campanha “Agro: a indústria e a riqueza do Brasil” foi lançada pela Rede Globo, corporação que faz parte do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ricardo Braga Brito, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Brasil (CPDA/UFRRJ).

References

POMPEIA, Caio. Formação política do agronegócio. São Paulo: Elefante, 2021, 388p.

Published

2022-03-29

How to Cite

Brito, R. B. (2022). Review of POMPEIA, Caio. Formação política do agronegócio. São Paulo: Elefante, 2021, 388 p. Revista Trabalho Necessário, 20(41), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52759