A GUERRA DO NOVO TEMPO DO MUNDO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.53537

Abstract

Conforme a caracterização precisa de Arantes (2016), a história do tempo presente é encapsulada em um regime de espera destituído de perspectivas para o futuro. O novo tempo do mundo, encharcado de presentismo, parece acelerar-se através do livre fluir do capital e do desenrolar de eventos apocalípticos em cadeia, enquanto o próprio sentido de história vai se esvaindo.

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Author Biographies

Lia Tiriba, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE- FGV) e doutorado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid UCM/Espanha). Realizou estudos de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa (UL), na área de Formação e Educação de Adultos. Entre 1990-2011 foi professora efetiva da Faculdade de Educação e, atualmente, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação- Neddate (UFF), do qual foi coordenadora entre 2012 e 2016. Atualmente é editora da Revista Trabalho Necessário, é líder do grupo de pesquisa/CNPq Trabalho e educação - Neddade e participa da coordenação do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ). Investiga as relações históricas entre trabalho e educação, cultura do trabalho, produção associada, saberes do trabalho associado, economia popular, economia popular solidária, autogestão do trabalho e da vida social.

José Luiz Cordeiro Antunes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), graduação em Pedagogia pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (1981) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). Atuou nos diferentes níveis/etapas/modalidades da educação básica. Atualmente é professor Aposentado (Adjunto II), da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, durante 25 anos, nos cursos de Pedagogia de Angra dos Reis, Niterói e do Curso de Graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura). Foi coordenador dos Cursos de Pós-graduação Lato-Sensu: Currículo e  os Profissionais da Escola, Educação Brasileira e Movimentos Sindicais, Diversidade Cultural e Interculturalidade: matrizes indígenas e Africanas na Educação Brasileira. Cursou seu doutoramento na Universidad Nacional de Buenos Aires. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação: Educação Profissional em diferentes contextos formativos. Como Membro do NEDDATE - Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação, participou como editor dos Boletins e Informativo NEDDATE, dos seminários e como pesquisador, levando-se em consideração a sua prática política, estudantil e sindical, vem se debruçando nas análises comparativas das ações educativas desenvolvidas pelos movimentos dos trabalhadores em Educação (SEPE, ANFOPE, Sindicato dos Professores, UPPE) no Rio de Janeiro e na Argentina (UTE, SADOP, SUTEBA e CTERA), se aproximando das discussões sobre Trabalho, Educação e Movimento Sindical Docente, como também dos movimentos sociais que lidam com a educação dos trabalhadores de jovens e adultos afro-descendentes, se aproximando das relações Trabalho, Educação e Relações Étnico-raciais. Além disto, tanto na área de ensino (Graduação e na Pós-graduação Lato-sensu), extensão e pesquisa, vem discutindo as Políticas Públicas, elaboradas pelas classes dirigentes e por setores da Sociedade Civil, para os sujeitos supra-citados. No campo político-administrativo já participou de diferentes gestões, quer seja na universidade, na ANFOPE, nos Sindicatos, na composição de comissões, organizador de eventos político-educativos, em comissões de atividades culturais, etc. Participou do Fórum Negros e Negras em Movimento de Angra dos Reis. Na EEAAC - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF lecionou Pesquisa e Prática de Ensino, coordenando o GETEPES - Grupo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Práticas Educativas em Saúde. Se aproxima assim das discussões sobre Trabalho, Educação e Saúde. Coordenou na EEAAC o GETEPES (2005-2017), grupo inserido ao Neddate. Faz parte do Conselho Consultivo da BVS - Biblioteca Virtual de Saúde. Participou do PENESB – Programa de Educação do Negro na Sociedade Brasileira e no LABOEP – Laboratório de Educação Patrimonial. Se aproxima assim das discussões sobre Trabalho, Educação e Cultura. Hoje é um dos editores da Revista on line TrabalhoNecessário.

Jacqueline Aline Botelho Lima, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Permanente do NEDDATE/UFF. Coordenadora do NEPEC (ESS/UFF)

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ) e ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE). Tem experiência de pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase na análise de políticas contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar, história contemporânea da educação, empresariamento da educação, políticas para a escola pública, Estado e sistemas municipais de ensino, trabalho docente. 

William Kennedy do Amaral Souza, Instituto Federal de Rondônia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Membro do NEDDATE- Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação, da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa sobre Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Atualmente é professor efetivo no IFRO- Instituto Federal de Rondônia- campus Colorado do Oeste. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, produção associada, saberes e experiência, agricultura familiar, antropologia rural, antropologia do campesinato, antropologia dos povos tradicionais e dinâmicas sócio-religiosas.

References

ARANTES, P. O novo tempo do mundo: e outros estudos sobre a era da emergência. São Paulo: Boitempo, 2014.

DYLAN, B. Mestres da Guerra. In: Letras (1961-1974). São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

LAMOSA, R. Educação e agronegócio: a nova ofensiva do capital nas escolas públicas. Curitiba: Appris, 2016.

MELO, D. A direita ganha as ruas: elementos para um estudo das raízes ideológicas da direita brasileira. In: DEMIER, Felipe e HOEVELER, Rejane (orgs.). A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2016.

PINTO, J. M. de R. A política de fundos no Brasil para o financiamento da educação e os desafios da equidade e qualidade. Propuesta Educativa, Año 28, núm. 52, p. 24-40, 2019.

Published

2022-03-29

How to Cite

Tiriba, L., Cordeiro Antunes, J. L. ., Botelho Lima, J. A., Argüelles da Costa, R. E. C., & do Amaral Souza, W. K. (2022). A GUERRA DO NOVO TEMPO DO MUNDO. Revista Trabalho Necessário, 20(41), 01-08. https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.53537