A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DA CLASSE TRABALHADORA NO BRASIL: LUTA DE CLASSES E DISPUTA DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.13i21.p9585Keywords:
Educação Básica, formação de professores, formação da classe trabalhadora, projetos de formação.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a atual situação da formação dos professores no Brasil, tendo em conta os distintos projetos de formação em disputa, consoante as classes em luta no modo de produção capitalista. Analisa informações dos bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) sobre a Educação Básica e o Ensino Superior, relativamente à demanda concreta de professores para a rede pública de ensino básico na cidade e no campo e à situação da formação destes professores, tendo em conta dados sobre os professores que atuam na Educação Básica e os cursos responsáveis por esta formação (número, modalidades, vagas, matrículas e instituições). Realiza também revisão bibliográfica acerca do tema “formação de professores”, evidenciando os projetos que disputam a direção desta formação no plano da política educacional e da teoria pedagógica, considerando os antagônicos interesses das classes que disputam o controle dos meios de produção e dos instrumentos políticos no atual grau de desenvolvimento deste modo de produção. Evidencia a expansão dos cursos superiores para a formação dos professores no país, sobretudo no Ensino Superior privado e na modalidade a distância e, por outro lado, a demanda por professores com formação em nível superior (licenciatura) – cerca de 1/3 dos professores que atuam na Educação Básica não possui formação neste nível. Analisa que as recentes reformas educacionais têm como meta compatibilizar a formação dos formadores da classe trabalhadora ao projeto de mundialização da educação para a Educação Básica (implementado no país desde a década de 1990), tendo em conta a necessidade de rebaixamento do valor da força de trabalho e de contenção dos trabalhadores em uma conjuntura de crise do modo de produção e de acirramento dos conflitos entre capital e trabalho. O referencial privilegiado por este projeto hegemônico situa-se nas pedagogias do aprender a aprender, marcadas por uma teoria do conhecimento relativista e uma pedagogia alicerçada na supervalorização das experiências individuais e cotidianas em detrimento do trato com o conhecimento científico. Em contraposição a este projeto, tem-se o projeto reivindicado pela classe trabalhadora, cujas bases fundamentais são a reivindicação do acesso ao conhecimento na sua expressão mais desenvolvida (a ciência) e tratado de acordo com os pressupostos da concepção materialista e dialética da história, bem como o desenvolvimento de uma consistente formação política.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.