RACISMO E LUTA ANTIRRACISTA NO BRASIL: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA PARA O AVANÇO DA ESTRATÉGIA ANTICAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38049Palabras clave:
raça, classe, racismo, movimento negro, formação social brasileiraResumen
Este artigo pretende demonstrar a contribuição do antirracismo para a luta anticapitalista no Brasil, um país de passado escravista recente, último a abolir a escravidão, e que imprime historicamente, com o apoio do Estado, relações sociais de subordinação do negro, justificadas por uma ideologia racista que associa sua cultura e existência à condição de atraso. A luta antirracista não assume uma posição secundária em relação à luta de classes, mas à qualifica e informa, sendo o açoite do negro pela exploração do trabalho e o racismo autorizado, elementos que impõem novos limites à consciência de classe e ao movimento negro organizado.
Descargas
Citas
ALMEIDA, S. Racismo Estrutural. SP: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
COSTA, E.V. Da monarquia à República: momentos decisivos. 9.ed. São Paulo: UNESP, 2010.
______. Da senzala à colônia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
DAVIS, A. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
DOMINGUES, P. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo vol.12 no.23 Niterói 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042007000200007
FANNON, F. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora Edufba, 2008.
FERNANDES, F. Significado do protesto negro. São Paulo: Expressão popular, Perseu Abramo, 2017.
GORENDER, J. O escravismo colonial. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2010.
LOSURDO, Domenico. Contra-história do liberalismo. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.
MARTINS, G. Movimento negro vai à CIDH denunciar governo do Rio e pacote "anticrime" de Moro. Brasil de Fato. São Paulo: maio de 2019. Acesso em 29/08/19. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/05/09/movimento-negro-vai-a-cidh-denunciar-governo-do-rio-e-pacote-anticrime-de-sergio-moro/
MARTINS, J de S. O cativeiro da terra. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
MATTOS, M.B. A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo. São Paulo: Boitempo, 2019.
______. Escravizados e livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro: Bom texto, 2008.
______. Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Revista Rio de Janeiro n.12. jan-abril, 2004.
MOURA, C. Rebelião na senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. São Paulo: Ciências Humanas, 1988.
________. Os quilombos e a rebelião negra. São Paulo: Editora Brasiliense,1984.
NASCIMENTO, A. O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. SP: Perspectiva, 2017.
PEREIRA, A. “O mundo negro”: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970-1995). 2010. 349f. Tese (Doutorado em História), Instituto de Ciências Humanas – UFF, Niterói, 2010.
SANTOS, J.R. Culturas Negras, Civilização Brasileira. Revista Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Negro Brasileiro. Brasília: DF, n.25, IPHAN, 1997.
SILVA, Adriana Maria P. A escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista. Revista Brasileira de História da Educação. N.4. jul/dez/2002.
______. Aprender com perfeição e sem coação. Uma escola para meninos pretos e pardos na corte. Brasília: Editora Plano, 2000.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.